Digital educommunicative teaching’ practices and models in the chemistry PIBID: an analysis of formative experiences.

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121

Keywords:

Chemical PIBID. DICT. Digital multimodality.Pandemic

Abstract

The Institutional Scholarship Program for Teaching Initiation (PIBID) in chemistry at UFAM experienced an
immersion imbricated in dilemmas, possibilities and experiences in the digital multimodality of pedagogical
practices during the pandemic period. We highlight and evaluate two moments in the form of digital
workshops- mini courses using Digital Information and Communication Technologies (DICT) with the
didactic and paradidactic material produced for the basic education. The methodological procedures and
analysis used in this research were the qualitative approach as an exploratory experience, participant
observation, on the collection of data in the chat interactions during the course's activities. The results
demonstrated the potential and multiple possibilities of digital tools in pedagogical teaching-learning
practices, as well as their limitations.

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Author Biographies

Pierre André de Souza, Ufam

Doutor em Ciências Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-doutorado (Fotoquímica e Fotofísica de Fármacos) pela Universidade Politécnica de Valência, Espanha (UPV). Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Especialização lato sensu em Educação Digital pela UNEB, ambos em andamento. Mestre em Química Orgânica área de Produtos Naturais pela Universidade UFRuralRJ. Licenciado e Bacharel em Química pela UFSC. Professor efetivo da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Líder do Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação e Ensino de Ciências Química & Ciências de Produtos Naturais/CNPQ (UFAM/ ICET). Desenvolve pesquisa em produtos naturais de compostos antioxidantes de meliponíneos do amazonas e metodologias didático-pedagógicas de Ensino e Aprendizagem de Ciências por Investigação, CTSA e Educação Digital. É autor de dois livros que trata de suas experiências com os povos indígenas do Xingu-MT abordando os temas: plantas medicinais, xamanismo, química de produtos naturais e etnofarmacobotânica.  

Email: pierreandre.ufam.icet@gmail.comprofpierreandre@ufam.edu.br

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3428061204977867

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0002-0606-3681

Adria Vasconcelos Cortez

Mestra em Ciência e Tecnologia para Recursos Amazônicos (PPGCTRA) - UFAM / ICET. Graduada em Química Industrial (UFAM/ ICET). Licenciada em Química (IFAM / CITA). Especialista em Gestão Ambiental (UNOPAR). Cursando formação pedagógica em Letras-Libras (UNIASSELVI). Membro do Grupo de Pesquisa interdisciplinar em educação e ensino de ciências química & ciências de produtos naturais (UFAM/ ICET), sob a coordenação do Dr. Pierre André de Souza. Experiência profissional na área de química analítica, química ambiental e educação inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Poluição aquática e parâmetros físico-químicos da qualidade da água; Análises físico-químicas em óleos fixos de espécies oleaginosas da Amazônia e suas aplicabilidades em produtos cosméticos; Uso de imagens digitais em análises químicas; Capacitação na Formação Continuada de Professores de Ciências Química em Libras.

Email: adriacortez91@gmail.com

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/5368959903510993

Endereço para acessar este orcid: https://orcid.org/0000-0001-9592-7754

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Published

2024-04-06

How to Cite

de Souza, P. A., & Cortez, A. V. (2024). Digital educommunicative teaching’ practices and models in the chemistry PIBID: an analysis of formative experiences. Educação Em Foco, 27(51), 1–22. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7121