Early childhood education classroom assistants
an overview of notices and research on these workers
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8482Keywords:
Care and educate., Nursery., Professional place.Abstract
We established Early Childhood Education class assistants as a central theme, so the objective was to understand the profile for occupying this position and what scientific productions reveal about the topic. We analyzed three public competition notices for the position. We also carried out research in the annals of the National Association of Postgraduate Studies and Research in Education (ANPEd), between the years 2007-2019, and in the Catalog of dissertations and theses of the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel (CAPES). We identified that there is no consensus regarding the profile for occupying the position and that there are few scientific productions that take these workers as the object/subject of studies.
Downloads
References
ALVES, N. Sobre movimentos das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. TEIAS, Rio de Janeiro, n. 7-8, p.1-8, jan./dez. 2003. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistateias/article/view/23967. Acesso em: 20 maio 2013.
AMARGOSA (BA). Edital n° 001/2012.Concurso público para provimento de vagas em cargos e formação de cadastro de reserva da prefeitura municipal de Amargosa. Amargosa, 2012.
AMARGOSA (BA). Edital n° 003/2015. Concurso público para provimento de cargos permanentes da Prefeitura Municipal de Amargosa e da Câmara Municipal de Amargosa. Amargosa, 2015.
ANDRADE, L. B. P. de. Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais [online]. São Paulo: Editora UNESP; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
ARAGÃO, M. C.; KREUTZ, L. K. Considerações acerca da Educação Infantil: história, representações e formação docente. Conjectura, v. 15, n. 1, p. 25-44. jan./abr. 2010. Disponível em: encurtador.com.br/bjELZ. Acesso em: 10 jan. 2021.
ARIÈS, P. História social da criança e da família. Tradução de Dora Flaskman. 2. ed. [Reimpre.]. Rio de Janeiro: LTC, 2018.
ARCE, A. Documentação oficial e o mito da educadora nata na educação infantil. Cadernos de Pesquisa. n. 113, p. 167–184, jul. 2001. Disponível em: encurtador.com.br/mCQW4. Acesso em: 18 maio 2019.
AUGÉ, M. Não lugares: Introdução a uma Antropologia da Supermodernidade. Tradução Maria Lúcia Pereira. Campinas, SP: Papirus, 1994.
AZEVEDO, H. H. O. de. Educação Infantil e Formação de Professores: para além da separação cuidar-educar. São Paulo: Editora Unesp, 2013.
AZZI, S. Trabalho Docente: Autonomia Didática e Construção do Saber Pedagógico. In: PIMENTA, S. G. (org.). Saberes Pedagógicos e Atividade Docente. 6. ed. São Paulo: Editora Cortez, 2008. p.35-60.
BATISTA, E.; ROCHA, A. C. A constituição histórica da docência na educação infantil: um estudo a partir do contexto catarinense do início do século XX. In: XXXVII Reunião Anual da ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Anais [...]. Florianópolis/SC Anped, p.1-18. 2015. Disponível em: https://encr.pw/AuGBh. Acesso em: 04 jan. 2021.
BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Tradução Maria João Alvarez, Sara Bahia dos Santos e Telmo Mourinho Baptista. Portugal: Porto Editora, 1994.
BRANT, P. R. S. de S. A invenção da professora de educação infantil na rede municipal de ensino de Florianópolis na década de 1970. In: XXXVIII Reunião Anual da ANPED: Democracia em Risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência. Anais [...]. São Luis /MA, p.1-16, 2018. Disponível em: https://encurtador.com.br/8kRoO. Acesso em: 04 jan. 2021.
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: [1996]. Disponível em: encurtador.com.br/agilw. Acesso em: 03 jan. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília: MEC, SEB, 2010.
BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República. [ 1988]. Disponível em: encurtador.com.br/nIT49. Acesso em: 18 maio. 2019.
BRASIL. Lei n.13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Brasília, DF [2014]. Disponível em: encurtador.com.br/vGK07. Acesso em: 02 jan. 2020.
BRASIL. Parecer CNE/CEB nº 02/2002. Despacho do Ministro em 25/6/2002, publicado no Diário Oficial da União de 27/6/2002, Seção 1, p.56.Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/pceb002_02.pdf . Acesso em: 06 jan. 2021.
BUJES, M. I. E. Educação de crianças, docência e processos de subjetivação. In: XXXII Reunião Anual da ANPED: Sociedade, Cultura e Educação: novas regulações?. Anais [...]. Caxambu/MG, Anped, p. 1-15, 2009. Disponível em: https://anped.org.br/wp-content/uploads/2024/05/gt07-5589-int.pdf .Acesso em: 04 jan. 2021.
BUSS-SIMÃO, M. Professoras de educação infantil: uma análise da configuração da docência no contexto catarinense. In: XXXVII Reunião Anual da ANPED: Plano Nacional de Educação: tensões e perspectivas para a educação pública brasileira. Anais [...]. Florianópolis/SC, Anped,p.1 -18, 2015. Disponível em: https://anped.org.br/sites/default/files/trabalho-gt07-3505.pdf . Acesso em: 04 de jan. 2021.
CAMPOS, M. M. Educar e cuidar: questões sobre o perfil do profissional de Educação Infantil. In: Por uma Política de Formação do Profissional de Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF/DPE/COEDI, 1994. p. 31-42.
CAPESTRANI, R. de. M. De auxiliar de desenvolvimento infantil a professor de educação infantil: mudanças subjetivas mediadas pela participação no programa de formação Adi-Magistério. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.
CERISARA, A. B. Educar e cuidar: por onde anda a educação infantil? Perspectiva. Florianópolis, v.17, n. Especial, jul.dez., p. 11-21, 1999. Disponível em: encurtador.com.br/dBX78. Acesso em: 05 jan. 2021.
CÔCO, V. Formação continuada na educação infantil. In: XXXIII Reunião Anual da ANPED: Educação no Brasil: balanço de uma década, 2010, Caxambu, MG. Anais [...]. v.33, n.33. Caxambu, MG: ANPED, 2010. p. 1-17.
CONCEIÇÃO DA FEIRA (BA). Diário Oficial do Município. 11 de março de 2019 – Ano IX - N°01407. Conceição da Feira. Disponível em: encurtador.com.br/prsI0. Acesso em: 11 mar. 2019.
CORRÊA, C. A. Sobre arte, desejos e formação docente: (re) animar caminhos. In: XXXIX Reunião Anual da ANPED: educação pública e pesquisa: ataques lutas e resistências, 2019, Niterói, RJ. Anais [...]. v.39, n.39 Niterói, RJ: ANPED, 2019. p. 1-7.
COTA, T. C. M. A gente é muita coisa para uma pessoa só”: desvendando identidades de “professoras” de creches. In: XXX Reunião Anual da ANPED: ANPED: 30 anos de pesquisa e compromisso social, 2007, Caxambu, MG. Anais [...]. v. 30, n.30. Caxambu, MG: ANPED, 2007. p. 1-16.
DAGNONI, A. P. R. Quais as fontes de saberes das professoras de bebês? In: XXXV Reunião Anual da ANPED Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI, 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais [...]. v.35, n.35. Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012 p. 1-16.
DIDONET, V. Creche: a que veio... para onde vai... Em Aberto. Brasília, v 18, n. 73. p.11-28, 2001. Disponível em: encurtador.com.br/yAEY5. Acesso em: 20 nov. 2020.
FORESTI, S. M. P. da. S.Utilização do brinquedo como estratégia pedagógica em creches públicas: opinião de professores. 2002. Tese (Doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
FREIDSON, E. Para uma análise comparada das profissões: a institucionalização do discurso e do conhecimento formais. Revista Brasileira de Ciências Sociais, São Paulo, v. 11, n. 31, jun., p. 141-154, 1996. Disponível em: encurtador.com.br/lqvGO. Acesso em: 29 nov. 2020.
FREIRE, Z de J.; FERREIRA, L. G. Saberes e fazeres de professoras da educação infantil. REVISTA FORMAÇÃO@DOCENTE - Belo Horizonte, v. 12, n. 2, p. 1-25, jul./dez., 2020. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas/revistas-izabela/index.php/fdc/article/view/1805/1146. Acesso em: 23 jan. 2021.
GIRÃO, F. M. P.; BRANDÃO, A. C. P. A. Produção coletiva de textos na educação infantil: uma análise dos saberes docentes. In: XXXV Reunião Anual da ANPED Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI, 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais [...]. v. 35, n.35. Porto de Galinhas, PE: ANPED. 2012. p. 1-16.
GUEDES, A. O.; FERREIRA, M. D. O professor de educação infantil, a arte e a educação estética: percursos de um grupo de pesquisa. In: XXXVIII Reunião Anual da ANPED: Democracia em Risco: a pesquisa e a pós-graduação em contexto de resistência, 2017, São Luis, MA. Anais [...]. v. 38, n.38. São Luis , MA: ANPED, 2017. p. 1-14.
GUEDES, A. O.; FERREIRA, M. D.; LAGE, L. L. de. L. Retratos do cotidiano: diálogos entre a formação docente e as práticas na educação infantil. In: XXXIX Reunião Anual da ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, Lutas e Resistências, 2019, Niterói, RJ. Anais [...]. v.39, n.39. Niterói, RJ: ANPED, 2019. p.1-19.
JESUS, L. K. F. de. “Eu sou só a auxiliar”: uma análise da construção identitária das auxiliares de classe na cidade de amargosa. 2018. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Centro de Formação de Professores, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, Amargosa, 2018.
JESUS, L. K. F. de. “É como se fosse um segundo professor”: uma análise da construção do “não lugar” profissional e da origem dos saberes mobilizados pelos auxiliares de classe. 2021. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2021.
JESUS, L. K. F. de.; CORDEIRO, K. de. O. S. Cuidar e educar na creche: o planejamento pedagógico e a atuação das auxiliares de classe. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 17, n. 48, p. 1- 20, 2021. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/praxis/article/view/8640/6148. Acesso em: 12 set. 2021.
KIEHN, M. de. A. Educação da pequena infância: um olhar sobre a formação docente. In: XXXII Reunião Anual da ANPED: Sociedade, Cultura e Educação: novas regulações?, 2009, Caxambu, MG. Anais [...].v.32, n.32, Caxambu, MG: ANPED, 2009. p. 1-14.
KRAMER, S. Privação cultural e educação compensatória: uma análise crítica. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n.42, ago., p. 54- 62, 1982. Disponível em: http://publicacoes.fcc.org.br/index.php/cp/article/view/1550/1549. Acesso em: 05 nov. 2020.
KRAMER, S.; NUNES, M. F. R.; PENA, A. Crianças, ética do cuidado e direitos: a propósito do Estatuto da Criança e do Adolescente. Educação & Pesquisa. São Paulo, v. 46, p.1-18, 2020. Disponível em: encurtador.com.br/ioKU1. Acesso em: 20 nov. 2020.
KUHLMANN JR, M. Infância e Educação infantil: uma abordagem histórica. 7 ed. Porto Alegre: Mediação, 2015.
KUHLMANN JR, M. A educação infantil no século XX. In: STEPHANOU, Maria; BASTOS, Maria Helena Camara (Orgs.). Histórias e Memórias da Educação no Brasil. Vol. III: século XX. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005. p. 182- 194.
KUHLMANN JR, M. Educando a Infância Brasileira. In: LOPES, E. M. T.; FARIA FILHO, L. M. de; VEIGA, C. G. (Orgs). 500 Anos de Educação no Brasil. Belo horizonte: Autêntica, 2000. p. 469-496.
LIMA, J. M. de. Educação Física na Ciclo Básico: o jogo como proposta de conteúdo. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Marília, 1995.
MORAES, M. C. R. O ingresso da criança de seis anos no ensino fundamental de nove anos na perspectiva de professoras da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo. 2014. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2014.
MOURA, G. A. N. A. de. Qualificação profissional superior à prevista no edital, os princípios da supremacia do interesse público, da razoabilidade e da proporcionalidade e o direito dos candidatos em concursos públicos. Revista Jus Navigandi, Teresina, ano 24, n. 5853, 11 jul. 2019. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/66515. Acesso em: 28 jan. 2021.
NOGUEIRA, E. G. D.; ALMEIDA, O. A. Há luz no início do tunel? A formação de professores iniciantes em educação infantil e dos acadêmicos residentes em foco. In: XXXV Reunião Anual da ANPED Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: o Brasil do Século XXI, 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais [...]. v.35, n.35. Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012. p. 1-17.
SANTOS, M. S. dos. S.; TIMM, J. W.; SOUZA, M. C. Aragão Ribeiro de. Cuidar e Educar Criança Pequena para Valores: um Ato de Amor, Justiça e Bondade. Revista Tempos e Espaços em Educação, v. 6, n. 10. jan./jun. p. 57-69, 2013. Disponível em: https://seer.ufs.br/index.php/revtee/article/view/2294. Acesso em: 13 maio. 2021.
SANTOS, H. N.; FERREIRA, L. G. Trabalho docente na educação infantil: para pensar a formação dos professores. Fragmentos de Cultura, Goiânia, v. 29, n. 1, p. 96-109, jan./mar., 2019. Disponível em: http://seer.pucgoias.edu.br/index.php/fragmentos/article/view/6728/4217. Acesso em: 07 jan. 2021.
SANTOS, M. O. dos. Nós estamos falando! E vocês, estão escutando? Currículos praticados com bebês: professoras com a palavra. 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2017.
SILVA, J. Relações interculturais no espaço escolar: estudo etnográfico de alunos bolivianos na rede pública de ensino paulistana. 2016. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas e Sociais) - Universidade Federal do ABC, Santo André, 2016.
SILVA, T. D. M. e. De pajens a professoras de educação infantil: representações acerca da carreira e das condições de trabalho no município de São Paulo (1980-2015). 2017. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2017.
SOBRAL, C. M. A. Saberes profissionais de professoras da Educação Infantil: um estudo experiencial nos centros municipais de educação infantil. Ibicaraí: Via litterarum, 2017.
SOUZA, M. P. de. C. e. O Proinfantil e a formação dos agentes auxiliares de creche do município do rio de janeiro. In: XXXV Reunião Anual da ANPED Educação, Cultura, Pesquisa e Projetos de Desenvolvimento: O Brasil Do Século XXI, 2012, Porto de Galinhas, PE. Anais eletrônico [...]. v. 35, n.35. Porto de Galinhas, PE: ANPED, 2012, p. 1-16.
SCHEFFLER, I. O Laboratório de Estudo do Movimento e o percurso de formação de Jacques Lecoq. 2013. Tese (Doutorado em Teatro) – Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2013.
VIEIRA, L. M. F. “Mal Necessário: creches no departamento Nacional da criança, Brasil. In: FREITAS, M. C. de (Org.) História social da infância no Brasil. 9. ed. São Paulo: Cortez, 2016. p. 165-204.
VIEIRA, M. N. de A.; CÔCO, V. Educação Infantil e avaliação institucional: percursos e desafios. Roteiro, [S. l.], v. 43, n. esp, p. 209–240, 2018. Disponível em: https://portalperiodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/16474. Acesso em: 17 fev. 2022.
TARDIF, M. Saberes Docentes e Formação Profissional. 16 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TIRIBA, L. Educar e Cuidar: buscando a teoria para compreender os discursos e as práticas. In: KRAMER, S. (Org.). Profissionais da Educação Infantil: gestão e formação. São Paulo: Ática, 2005a. p. 66-86.
TIRIBA, L. Educar e cuidar ou, simplesmente, educar? Buscando a Teoria para compreender discursos e práticas. In: XXVIII Reunião Anual da ANPED 40 Anos de Pós-Graduação em Educação no Brasil, 2005b, Caxambu, MG. Anais [...]. v.28, n.28 2005b, Caxambu, MG: ANPED, 2005b. p. 1-17.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.