Violência na infância: caminhos trilhados em discursos de “grito mudo”
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.94Palavras-chave:
Violência, infância, discurso, grito mudo.Resumo
Este artigo traz resultados da pesquisa “Análise do discurso da infância vitimizada pela violência e a interface com o seu entorno” do grupo Conhecimento, Trabalho e Violência na Infância (CONTRA - Violência na Infância) da Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), cujo lócus foi o município de Sabará. Na pesquisa-ação para esta investigação etnográfica, montou-se um laboratório da infância em uma organização não-governamental (ONG) para intervenções e escutas. Os estudos de Arendt, Bauman, Foucault e Souza Santos levaram à estratégia metodológica do que se denominou: “grito mudo”, eixo norteador de abordagem da violência. Após ações em campo, percebeu-se alteração dos discursos. Propõe-se a continuidade da investigação da prática discursiva e sua manteneção no contexto em que se insere o sujeito pesquisado e a análise mais aprofundada sobre a dicotomia entre autonomia e emancipação.Downloads
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Publicado
10/08/2010
Como Citar
Colares, L. M., Oliveira, D. A., & Parada, I. (2010). Violência na infância: caminhos trilhados em discursos de “grito mudo”. Educação Em Foco, 13(15), 135–161. https://doi.org/10.24934/eef.v13i15.94
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Artigos
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