Revelações dos autores de teses de quatro programas de pós-graduação em educação sobre deficiência intelectual / Intellectual disability: revelations of the authors of theses of education in post-graduate programs

Autores/as

  • Doracina Aparecida de Castro Araujo Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1244

Palabras clave:

Psicologia histórico-cultural. Educação especial. Deficiência intelectual. Desenvolvimento.

Resumen

A pesquisa resultante deste artigo objetivou compreender as contribuições dos pesquisadores adeptos da psicologia histórico-cultural como referência para o ensino, a aprendizagem e o desenvolvimento de alunos com deficiência intelectual. Para tanto, foi realizada uma pesquisa sobre o Estado do Conhecimento em teses dos Programas de Pós-Graduação em Educação da UNESP de Araraquara e Marília; da UNICAMP e da USP defendidas no período de 2005 a 2014 e que tomaram como referência autores da psicologia histórico-cultural e deficiência intelectual. Essas contribuições revelaram a complexidade das relações pedagógicas confrontadas pelos professores em suas atividades educacionais, assim como as possibilidades de se trabalhar junto aos alunos com deficiência intelectual, a partir das contribuições da psicologia histórico-cultural, mesmo ao se considerar que as pesquisas de Vigotski trabalharam em prol da consciência e da liberdade de todos e não apenas pela inclusão social de determinados grupos, no caso aqueles com deficiência intelectual.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Doracina Aparecida de Castro Araujo, Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Estágio pós-doutoral em Educação Escolar, pela Universidade Estadual Paulista "Julio de Mesquita Filho" (UNESP/Araraquara). Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Coordenadora do Centro de Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação da UEMS. Editora da Revista Interfaces da Educação. Líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional, coordenando a linha de pesquisa Educação Especial.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Araujo, D. A. de C. (2020). Revelações dos autores de teses de quatro programas de pós-graduação em educação sobre deficiência intelectual / Intellectual disability: revelations of the authors of theses of education in post-graduate programs. Educação Em Foco, 20(32), 13–34. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1244