Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes
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https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1258Palabras clave:
Saberes, Competências, Docentes, TIC’s. / Knowledge, Skills, Teachers, ICTs.Resumen
O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s.
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