Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes

Autores/as

  • Márcia Regina Gonçalves Cardoso Universidade Federal de Uberlândia
  • Guilherme Saramago de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1258

Palabras clave:

Saberes, Competências, Docentes, TIC’s. / Knowledge, Skills, Teachers, ICTs.

Resumen

O presente texto decorre de uma pesquisa que buscou investigar as novas tecnologias da informação e da comunicação aplicadas à Educação. Foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: Quais são os saberes necessários aos professores do Ensino Superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas? Pretendeu-se com o estudo realizado verificar os saberes e competências docentes necessários para a atuação no contexto da sociedade informacional. Buscou-se de forma específica analisar os diferentes saberes que compõem a profissionalidade docente, verificar se têm propiciado exemplos de utilização inovadora das TIC’s e identificar os saberes necessários aos professores dos cursos de licenciaturas para integração das TIC’s em sua prática pedagógica. A pesquisa foi teórico-bibliográfica, de natureza qualitativa. Os resultados indicam que para explorar as potencialidades didáticas das TIC’s é necessário um novo saber: o tecnológico, composto de competências e habilidades necessárias para integrar pedagogicamente as TIC’s.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Márcia Regina Gonçalves Cardoso, Universidade Federal de Uberlândia

Professora Mestre Coordenadora do Curso de Pedagogia da FUCAMP- Findação Carmelitana Mario Palmério - Monte Carmelo/MG.

Doutoranda em Educação pela UFU - Universidade Federal de Uberlândia - Uberlândia?MG.

Guilherme Saramago de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Educação

Programa de Pós-Graduação em Educação-PPGED
Linha de Pesquisa - Educação em Ciências e Matemática
Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Comunicação e Educação – PPGCE
Linha de Pesquisa - Midias, Educação e Tecnologias

Publicado

2017-07-06

Cómo citar

Cardoso, M. R. G., & de Oliveira, G. S. (2017). Saberes necessários aos professores do ensino superior para uso adequado das TIC’s no desenvolvimento de suas aulas / Knowledge needed by teachers of higher education for the appropriate use of ICTs in the development of their classes. Educação Em Foco, 20(30), 209–228. https://doi.org/10.24934/eef.v20i30.1258