Acesso e permanência no ensino superior: problematizando a evasão em uma nova universidade federal
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v19i27.1334Resumo
O trabalho se inscreve no contexto atual de expansão e de interiorização do ensino superior público brasileiro. Elegemos como eixo de análise a evasão no ensino superior, considerando sua relevância sociológica relacionada à permanência de estudantes na universidade pública. Interessamo-nos particularmente em responder às seguintes questões: os estudantes que interrompem o curso universitário revelam desistência de um determinado curso, de uma instituição ou expressam fenômenos de outra ordem? Trata-se de uma evasão do sistema ou de um “abandono” provisório? A pesquisa foi realizada na UFFS – Campus Erechim – universidade criada em 2009. Os dados foram coletados no ano de 2014 através de questionário respondido por acadêmicos desistentes, conforme registros da instituição. Os resultados evidenciaram a pertinência de se associar evasão com mobilidade, pois conceituar as situações encontradas na pesquisa como evasão, no sentido de abandono, seria mascarar a complexidade do fenômeno, em benefício de uma generalização.
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