INSTITUCIONALIZAÇÃO DO SISTEMA ESCOLAR PÚBLICO DO MUNICÍPIO DE PORTEIRINHA, NORTE DE MINAS: ESCOLAS E POLÍTICOS PARA O POVO (1930-1970)
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1354Palabras clave:
Institucionalização, Sistema Wscolar, Políticos Locais.Resumen
Neste artigo discutimos a institucionalização do sistema escolar público do município de Porteirinha, abordando aspectos do plano político e de ações educativas. O objetivo do trabalho é refletir as diversas articulações exercidas pelas lideranças políticas locais com o intuito de concretizar o sistema educacional por meio de construções de escolas, da secretaria municipal de educação, institucionalização da profissão docente etc. Para isso, o trabalho procura situar o local dentro da conjuntura nacional durante as décadas de 1930 a 1970. Os mecanismos político-pedagógicos dessa construção foram analisados com base em fontes primárias que incluíram a bibliografia em livros; artigos que abordam a questão da história local e regional; a documentação impressa, manuscrita e iconográfica existente nos arquivos de escolas públicas, no Arquivo Público Municipal e em diversos arquivos particulares; documentos construídos por meio da recolha de depoimentos orais junto a ex-dirigentes, professores e alunos.
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