Memória, monumentos e educação: a distribuição no espaço e no tempo dos colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro / Memory, monuments and education: the distribution in space and time of catholic colleges in the city of Rio de Janeiro

Autores/as

  • Paula Leonardi Faculdade de Educação UERJ

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2755

Palabras clave:

colégios católicos, memória, cidade, Rio de Janeiro

Resumen

As cidades são espaços de disputas nos quais a memória coletiva se constrói permitindo certa coesão e identificação de um grupo, nas quais marcos simbólicos promovem o reforço dae individuação e distinção de uma dada comunidade. Esta comunicação apresenta a distribuição de escolas e colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro entre 1843 e 1950 observando-os como monumentos, marcas na paisagem, parte de um projeto político da Igreja para a socialização/educação dos sujeitos que habitam a cidade. A análise dos dados mostra que a escolha pelo local de fundação e de construção de colégios monumentais acompanha a mobilidade das elites cariocas, assim como as mudanças no traçado urbano empreendidas por reformadores.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Paula Leonardi, Faculdade de Educação UERJ

Graduada em Pedagogia pela UNESP- Rio Claro; mestre em Educação pela Faculdade de Educação UNICAMP (financiamento FAPESP); doutora em Educação pela área História da Educação e Historiografia da Faculdade de Educação USP (2008), com período de estágio no exterior na École des Hautes Études en Sciences Sociales (financiamento CAPES); pós-doutora em História da Educação e Historiografia pela Faculdade de Educação USP (2011), com financiamento FAPESP. Integra o projeto Temático FAPESP Congregações Católicas e Estado Nacional no Brasil. É professora adjunta da Faculdade de Educação UERJ e do Programa de Pós-Graduação em Educação (Proped/UERJ). Tem experiência docente na área de Educação, com ênfase em História da Educação, concentrando seus trabalhos docentes e de pesquisa em torno dos seguintes eixos: educação e cultura, memória, religião e educação.

Publicado

2019-08-12

Cómo citar

Leonardi, P. (2019). Memória, monumentos e educação: a distribuição no espaço e no tempo dos colégios católicos na cidade do Rio de Janeiro / Memory, monuments and education: the distribution in space and time of catholic colleges in the city of Rio de Janeiro. Educação Em Foco, 22(37), 151–170. https://doi.org/10.24934/eef.v22i37.2755