Ensino Médio integrado no IFSULDEMINAS: caminhos e descompassos
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4186Palavras-chave:
Educação Integral, Ensino médio integrado, Institutos Federais.Resumo
O artigo objetiva analisar os caminhos e conquistas, desafios e descompassos na busca pela implementação da proposta de ensino médio integrado no IFSULDEMINAS. Para tanto, dentro da perspectiva qualitativa de pesquisa, a investigação teve como principais instrumentos de coleta de dados a análise documental e a entrevista semiestruturada. Documentalmente, utilizamos especialmente os Planos de Desenvolvimento Institucional (2009-2018) e os Projetos Pedagógicos dos Cursos (2012-2017). Nas entrevistas (2016-2017) contemplamos um representante da gestão, condutor das políticas de ensino e quatro coordenadores de curso, indicados por melhor consolidar a proposta de formação integrada.Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo, em que selecionamos as unidades de análise e identificamos seus núcleos de conteúdo para a organização das temáticas analíticas do estudo. Os dados revelam uma tentativa importante de efetivação da formação integral, embora haja certo descompasso entre algumas concepções postas pela literatura, pelos documentos norteadores e anunciadas pelos coordenadores.
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