Síndrome de Burnout e autoeficácia em professoras da educação infantil
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https://doi.org/10.24934/eef.v23i41.4778Palabras clave:
Burnout, Autoeficácia, Docentes, Educação InfantilResumen
Este estudo teve como objetivo identificar os níveis de autoeficácia e das dimensões da Síndrome de Burnout em docentes da Educação Infantil, a partir do referencial teórico da Teoria Social Cognitiva. Participaram da pesquisa 24 professoras de uma rede privada de ensino. Utilizou-se para coleta de dados um questionário sociodemográfico, uma Escala de autoeficácia e o Maslach Burnout Inventory (MBI). Consiste num levantamento de campo, de caráter descritivo e de abordagem quantitativa. Os resultados apontaram que os índices de Burnout em todas as dimensões foram moderados, sugerindo um possível início de desenvolvimento da síndrome nas participantes. Ainda assim, 75% das professoras apresentaram uma autoeficácia elevada, 25 % tiveram uma autoeficácia moderada e nenhuma apresentou índices baixos. Conclui que há necessidade de medidas interventivas para prevenção do agravamento do Burnout e que outros estudos precisam ser realizados para compreender as fontes de fortalecimento da autoeficácia entre as professoras da amostra
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