QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES

Autores/as

  • Cláudio Lúcio Mendes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Luana de Cássia Rodrigues Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.534

Palabras clave:

formação de inicial de professores, governo de Estado, Foucault, políticas públicas

Resumen

RESUMO (DOSSIÊ)

Neste texto, abordamos seis questões contemporâneas sobre a formação inicial de professores. Tais questões foram levantadas, prioritariamente, com base em parte da literatura contemporânea sobre o assunto e em diálogo metodológico com as proposições foucaultianas sobre a arte de governo. Analiticamente, tratamos: da formação docente como uma arena de luta contemporânea; do lugar que ocupa a licenciatura nas instituições de ensino superior brasileiras; do novo tipo de aluno que está chegando às licenciaturas; da necessidade de aproximação entre instituições de ensino superior / escolas públicas municipais e estaduais; da organização do currículo de formação e o investimento na formação inicial advindos de políticas contemporâneas. Concluímos que o sujeito é um produto – e, ao mesmo tempo, produtor – das práticas sociais, entendidas como aquelas conexões que nos ligam a outros humanos, a saberes e a relações de poder que nos rodeiam, constituindo a nós como tipos específicos de alunos e professores.

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Biografía del autor/a

Cláudio Lúcio Mendes, Universidade Federal de Ouro Preto

Departamento de educação, atuando nas áreas de formação de professores. currículo e tecnologia

Luana de Cássia Rodrigues, Universidade Federal de Ouro Preto

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFOP

Publicado

2014-06-25

Cómo citar

Mendes, C. L., & Rodrigues, L. de C. (2014). QUESTÕES EM TORNO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. Educação Em Foco, 17(24), 13–42. https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.534