Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:
reflexos na formação inicial docente
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5616Palabras clave:
Educação da infância, Experiência do Estágio, Formação docente, Narrativas (auto)biográficasResumen
Neste artigo de abordagem qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica trazemos como objetivo: compreender as tessituras da aprendizagem narrativa de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia mediado pelo Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa realizada com 06 (seis) estudantes estagiárias do curso de Pedagogia de uma universidade pública do Piauí, que desenvolveram o Estágio Supervisionado em Educação Infantil em 03 (três) Centros Municipais de Educação Infantil em Teresina-PI, no ano de 2017. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: observações, narrativas escritas e diário de pesquisa. Os resultados elucidam que a aprendizagem narrativa na formação inicial docente representa uma reflexividade (auto)formadora como dimensão emancipatória na pesquisa, no ensino e na formação inicial docente.
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