Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:

reflexos na formação inicial docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5616

Palabras clave:

Educação da infância, Experiência do Estágio, Formação docente, Narrativas (auto)biográficas

Resumen

Neste artigo de abordagem qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica trazemos como objetivo: compreender as tessituras da aprendizagem narrativa de estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia mediado pelo Estágio Supervisionado na Educação Infantil. Trata-se de uma pesquisa realizada com 06 (seis) estudantes estagiárias do curso de Pedagogia de uma universidade pública do Piauí, que desenvolveram o Estágio Supervisionado em Educação Infantil em 03 (três) Centros Municipais de Educação Infantil em Teresina-PI, no ano de 2017. Os dispositivos metodológicos utilizados foram: observações, narrativas escritas e diário de pesquisa. Os resultados elucidam que a aprendizagem narrativa na formação inicial docente representa uma reflexividade (auto)formadora como dimensão emancipatória na pesquisa, no ensino e na formação inicial docente.

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Biografía del autor/a

Joelson de Sousa Morais, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)

Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) na linha de pesquisa Formação de Professores, Currículo, Trabalho Docente e Avaliação (Bolsista CAPES). É pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada (GEPEC/UNICAMP), do Grupo Interinstitucional de Pesquisaformação Polifonia (UNICAMP/UERJ), do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares: Educação, Saúde e Sociedade da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/CPNQ) e do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE/UFPI).

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí (UFPI)

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). É professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI). Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE). Ministra as seguintes disciplinas na graduação: Didática geral. E na pós-graduação em educação: Prática Pedagógica e Pesquisa em Educação.

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Publicado

2021-12-29

Cómo citar

Morais, J. de S., & Ferreira Lima, M. D. (2021). Aprendizagem narrativa no contexto do estágio supervisionado na Educação Infantil:: reflexos na formação inicial docente. Educação Em Foco, 24(44), 331–351. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.5616