TRABALHO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: diálogos pertinentes a partir da atividade docente
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v17i24.578Palabras clave:
Formação docente, atividade de trabalho, educação das relações étnico-raciais.Resumen
Ao tomar por referência uma experiência de formação continuada de professores para implementação da educação das relações étnico-raciais de acordo com o disposto na Lei 10.639/03, o artigo reflete sobre a articulação entre o trabalho e a formação docentes a partir da abordagem ergológica, que concebe o trabalho como atividade humana. A partir de uma compreensão acerca da pluralidade de fontes sociais de aquisição dos saberes docentes mobilizados na atividade de trabalho, discutem-se proposições contidas nos planos de ação dos professores, formulados como trabalhos de conclusão do curso de especialização, que apresentam estratégias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas nas escolas. Conclui-se identificando a construção histórica do mito da democracia racial como sendo uma norma antecedente a oferecer constrangimentos à atividade docente voltada à implementação da educação das relações étnico-raciais na escola, o que desafia a formulação de alternativas de renormalização no contexto das práticas pedagógicas.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.