Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros

Autores/as

  • Joene Vieira-Santos Centro Universitário Adventista de São Paulo https://orcid.org/0000-0001-9529-8417
  • Vivian Nathalia Rodrigues Malaquias Centro Universitário Adventista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5816

Palabras clave:

Educação Superior, Procrastinação, Revisão sistemática

Resumen

Procrastinação acadêmica refere-se ao atraso ou adiamento voluntário de atividades, mesmo que tal atitude cause dificuldades maiores a longo prazo. O presente estudo consiste em uma revisão sistemática da literatura para examinar a procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros. Buscas foram realizadas em setembro de 2020 utilizando a expressão “procrastinação acadêmica” nas bases Periódicos CAPES, BVS, DOAJ, Scielo e Google Acadêmico. Foram selecionados 16 artigos empíricos cujo foco era a procrastinação acadêmica em estudantes universitários brasileiros. Verificou-se que procrastinação é um fenômeno frequente entre estudantes universitários e pode ser motivado por diferentes fatores (sentimentos de ansiedade e incapacidade diante da tarefa, percepção de dificuldade da tarefa, quantidade de tarefas a serem realizadas e significado atribuído à tarefa). Os resultados apresentados podem contribuir para subsidiar ações destinadas a auxiliar estudantes universitários a lidar com esse problema.

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Biografía del autor/a

Joene Vieira-Santos, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Psicóloga, Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento, Doutora em Psicologia, Especialista em Tecnologia e Educação. Líder do Grupo de Pesquisa Bem-estar no Ensino Superior.

Vivian Nathalia Rodrigues Malaquias, Centro Universitário Adventista de São Paulo

Estudante de Psicologia

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Vieira-Santos, J., & Rodrigues Malaquias, V. N. . (2022). Procrastinação acadêmica entre estudantes universitários brasileiros. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5816