Tecnologias digitais na educação infantil:

possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5859

Palabras clave:

Educação Infantil, Ensino remoto, Experiência formativa, Formação docente, Tecnologias digitais

Resumen

A crise sanitária, decorrente da COVID-19, trouxe desafios à toda comunidade escolar. Destacam-se, nesse cenário, os desafios impostos ao quadro docente que atua no contexto da educação infantil, o qual precisou adaptar-se às novas demandas para garantir e efetivar o atendimento educacional às crianças. A partir de uma análise documental e do relato de uma experiência formativa, a presente pesquisa objetivou analisar possibilidades para o uso das tecnologias digitais no contexto da educação infantil. Tal experiência, executada por meio de um curso de extensão ofertado aos professores da rede municipal de ensino, possibilitou que os profissionais da educação aderissem a novas formas digitais de organizar o ensino remoto. As ferramentas digitais se colocam como aliadas neste processo e possibilitam conectar as crianças com o espaço institucional. 

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Biografía del autor/a

Arcelita Koscheck, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen/RS. Bolsista FURI. E-mail: arcelitak30@gmail.com

Natana Fussinger, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI, Campus de Frederico Westphalen/RS. Bolsista FURI. Professora de educação infantil na rede pública municipal de Frederico Westphalen e Palmitinho/RS. E-mail: natanafussinger@hotmail.com

Jordana Wruck Timm, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

Doutora em Educação (PUCRS). Bolsista pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES) e professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI/FW). E-mail: jordanawruck@hotmail.com

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Publicado

2022-04-29

Cómo citar

Koscheck, A., Fussinger, N. ., & Wruck Timm, J. (2022). Tecnologias digitais na educação infantil: : possibilidades a partir de uma proposta de formação docente continuada. Educação Em Foco, 25(45), 280–297. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5859