A audiodescrição para a ruptura de barreiras na leitura e comunicação de educandos com deficiência visual às imagens em livros didáticos em Biologia

Autores/as

  • Ewerton Luis da Silva Colégio Batista Betânia de Gravatá (CBBG) https://orcid.org/0000-0003-4022-516X
  • Ernani Nunes Ribeiro Universidade Federal de Pernambuco
  • Kênio Erithon Cavalcante Lima Universidade Federal de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6184

Palabras clave:

Discapacidad visual. Educación inclusiva. Recurso didáctico. traducción intersemiótica.

Resumen

Este trabajo identifica cómo las imágenes presentes en los libros de texto son accesibles para personas con discapacidad visual. Como derecho universal, es necesario que la educación, los procesos de enseñanza-aprendizaje y sus respectivas herramientas sean inclusivos. Como base para el análisis, se buscó, a través de la audiodescripción, un mecanismo de traducción intersemiótico, traduciendo a palabras las fotografías e imágenes existentes, verificando cómo los recursos visuales están disponibles para el alumno, permitiendo o no su comprensión de los mismos. La ausencia de descripciones definidas, el uso de textos de apoyo mal ubicados y la ausencia de imágenes en las actividades muestran que queda un largo camino por recorrer para que el material didáctico sea inclusivo. Finalmente, para dos preguntas del libro con presencia imagística, se realizó la audio descripción de las mismas, lo que permitió resolver las actividades y verificar la efectividad de este recurso en la construcción del conocimiento de una manera más autónoma para el individuo con discapacidad visual. ayudando al proceso de aprendizaje.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Ewerton Luis da Silva, Colégio Batista Betânia de Gravatá (CBBG)

Licenciado em Ciências Biológicas. Professor da Educação Básica com Biologia e Ciências. Licenciado pela Universidade Federal de Pernambuco, pesquisando em Educação em Ciências e Educação Inclusiva

Ernani Nunes Ribeiro, Universidade Federal de Pernambuco

Doutor em Educação. Professor Adjunto I do Núcleo de Ciências Biológicas - Centro acadêmico de Vitória da Universidade Federal de Pernambuco. Docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UFPE) e no Programa Mestrado Profissional em Ensino de Biologia (PROFBIO/UFPE), atuando na área de Educação em Ciências e Inclusão

Citas

AMARAL, G. K.; FERREIRA, A. C.; DICKMAN, A. G.. Educação de estudantes cegos na escola inclusiva o ensino de Física. In: Simpósio: Nacional de Ensino de Física., 18. Vitória, 2009. Anais...Vitória, 2009.

AMIRALIAN, M. L. T. M. Compreendendo o cego: uma visão psicanalítica da cegueira por meio de desenhos-estórias. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1997.

BRASIL. Lei n. 10.065, de 19 de dezembro 2000. Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências.

_______. Lei n.13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência).

_______. Lei Nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

_______, Ministério da Ação Social. Nacional Para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência. Declaração de Salamanca e linha de ação sobre necessidades educativas especiais. Brasília: MAS/CORDE, 1994.

CASTRO, H. C.; COUTINHO, L.; NERI, E. C. L.; MARIANI, R.; DELOU, C. M. C. Ensino inclusivo: um breve olhar sobre a educação inclusiva, a cegueira, os recursos didáticos e a área de biologia. Revista Práxis, v. 7, n. 13, 2015. https://doi.org/10.25119/praxis-7-13-641.

CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. Trad. de Cappello, M. A. C. https://doi.org/10.1590/S1517-97022004000300012.

CONTE, E.; BASEGIO, A. C. Tecnologias Assistivas: recursos pedagógicos à inclusão humana. Revista Temas em Educação, v. 24, n. 2, p. 28, 2015. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ index.php/rteo/article/download/20242/14560/58204. Acesso em: 20 de ago. de 2021.

COUTINHO, F. A.; SOARES, A. G.; BRAGA, S. A. M. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 10, n. 3, 2011. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/ index.php/rbpec/article/view/4085/2649. Acesso em 12 de jun. de 2021.

PINHEIRO, F.; SOARES, B. C.; FIGUEIREDO, S. M.; REPPETTO, V. B. B.; SILVA, F. F.; MARINHO, J. C. B. A otimização do ensino e aprendizagem de alunos cegos através de um projeto de Botânica. Anais do Salão Internacional de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 7, n. 3, 14 fev. 2020. Disponível em: https://periodicos.unipampa.edu.br/index.php/SIEPE/article/view/81179. Acesso em: 20 de ago de 2021.

DIAS, P. J. O.; SILVA, M. M. P. indicadores sociais da deficiência no brasil: uma análise do censo demográfico e do censo escolar. In: ANPED SUL, 10. Florianópolis, 2014. Anais... Florianópolis, 2014.

FONTANA, M. V. L; VERGARA N. E. L. Educação e inclusão de pessoas cegas: da escrita braille à internet. Revista Fafibe, v. 2, n. 2, p. 137-9, 2006. Disponível em: https://unifafibe.com.br/ .../arquivos/revistafafibeonline/sumario/10/19042010095015.pdf. Acesso em 15 de jun. de 2021.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 42 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREITAS, N. K.; RODRIGUES, M. H. O livro didático ao longo do tempo: a forma do conteúdo. DAPesquisa, v. 3, n. 5, p. 300-307, 2008. Disponível em: < https://www. periodicos.udesc.br/index.php/dapesquisa/.../view/15378/10071>. Acesso em: 5 jun. 2021.

GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de empresas, v. 35, n. 3, p. 20-29, 1995. https://doi.org/10.1590/S0034-75901995000300004.

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Sinopse Estatística da Educação Básica 2020. Brasília: Inep, 2021. Disponível em: <https://www.gov.br/inep/pt-br/acesso-a-informacao/dados-abertos/sinopses-estatisticas/educacao-basica>. Acesso em: 8 jun. 21.

LIMA, F. J. “Ética e Inclusão: o status da diferença” in: MARTINS, L. A. et al. Inclusão: compartilhando Saberes. 3 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2008.

LINHARES, S.; GEWANDSZNAJDER, F. Biologia hoje. São Paulo. Ed. Ática, 2015.

MIRANDA, M. J. C. Inclusão escolar e deficiência visual: trajetória e processo. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, v. 3, n. 1 e 2, 2008. https://doi.org/10.21723/riaee.v3i.2678.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4125089/mod_resource/content/1/Roque-Moraes_Analise%20de%20conteudo-1999.pdf. Acesso em: 08 de mai. De 2021.

NÓBREGA, A. Caminhos para inclusão: uma reflexão sobre audiodescrição no teatro infanto-juvenil. 2012. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco. Disponível em: < http://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/12831> Acesso em: 18 set. 2016.

OLIVEIRA, A. F. T. M.; ALVES, V. P. Reflexões sobre a importância da audiodescrição na prática pedagógica inclusiva. Revista Brasileira de Tradução Visual, v. 16, n. 16, 2013.

RIBEIRO, E. N. A imagem na relação de expressão com o texto escrito: contribuições da audiodescrição na aprendizagem de educandos surdos. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - Universidade Federal de Pernambuco, 2011.

RIBEIRO, E. N.; LIMA, F. J. Contribuições da audiodescrição para a aprendizagem de educandos surdos. Revista Brasileira de Tradução Visual, [S.L], v. 10, n. 10, jan./dez. 2012. Disponível em: <http://www.rbtv. associadosdainclusao.com.br/index.php/principal/ article/view/128/209>. Acesso em: 18 ago. 2016.

ROPOLI, E. A.; MONTOAN, M. T. E.; SANTOS, M. T. C. T.; MACHADO, R. A educação especial na perspectiva da inclusão escolar: a escola comum inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2010. v.1

SANTAELLA, L.; NOTH, W. Imagem - Cognição, Semiótica, Mídia. 4 ed. São Paulo: Editora Iluminuras, 2009.

SANTOS, C. R.; MANGA, V. P. B. B. Deficiência visual e ensino de biologia: pressupostos inclusivos. Revista Científica da Faculdade Cenecista de Vila Velha, n. 3, p. 13-24, 2009. Disponível em: <http://facevv.cnec.br/wpcontent/uploads/sites/52/2015/10/defici%c3%8ancia -visual-e-ensino-debiologia-pressupostos-inclusivos.pdf>. Acesso em: 20 ago. 2016.

SKLIAR, C. B. A educação e a pergunta pelos Outros: diferença, alteridade, diversidade e os outros “outros”. Ponto de Vista: revista de educação e processos inclusivos, n. 5, p. 37-49, 2003. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/pontodevista/article/download/1244/4251/ 15464. Acesso em 08 de jun. de 2021.

SILVA, F. T. S. O surrealismo e a construção de imagens: contribuições da áudiodescrição para os alunos com deficiência visual. Revista Brasileira de Tradução Visual, [S.L], v. 06, n. 06, jan./dez. 2011. Disponível em: <http://rbtv.associadosdainclusao.com.br/index.php/principal/article/ viewArticle/84>. Acesso em: 21 ago. 2016.

SILVA, F. T. S.; BONA, V.; SILVA, A. N. A.; CARVALHO, I.; SILVA, E. V. Reflexões sobre o pilar da áudio-descrição:“descreva o que você vê”. Revista Brasileira de Tradução Visual, v. 4, n. 4, 2010. Disponível em: https://www.associadosdainclusao.com.br/enades2016/sites/all/ themes/berry/documentos/06-reflexoes-sobre-o-pilar-da-audio-descricao-descreva-o-que-voce-ve-.pdf. Acesso em: 02 de ago. de 2021.

TOKARNIA, M. Cresce o número de estudantes com necessidades especiais. Agencia Brasil: Brasília, 2019. Disponível em: <https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/201901/ cresce-o-numero-de-estudantes-com-necessidades-especiais.>.Acesso em: 17 de mai de 2021.

VASCONCELOS, S. D.; SOUTO, E. O Livro Didático de Ciências no Ensino Fundamental–Proposta de Critérios Para Análise do Conteúdo Zoológico. Ciência & Educação, v. 9, n. 1, p. 93-104, 2003. https://doi.org/10.1590/S1516-73132003000100008.

VAZ, J. M. C.; PAULINO, A. L. S.; BAZON, F. V. M.; KIILL, K. B.; ORLANDO, T. C,; REIS, M. X.; MELLO, C. Material Didático para Ensino de Biologia: Possibilidades de Inclusão. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 12, n. 3, 2012. Disponível em: <http://revistas.if.usp.br/rbpec/article/viewFile/593/324> acesso em 21 ago. 2016.

VIEIRA, P. A. M. A.; LIMA, F. J. teoria na prática: áudio-descrição, uma inovação no material didático. Revista Brasileira de Tradução Visual, v. 2, n. 2, 2010. Disponível em: https://docplayer.com.br/1429927-A-teoria-na-pratica-audio-descricao-uma-inovacao-no-material-didatico.html. Acesso em: 20 de jun. de 2021.

Publicado

2023-04-29

Cómo citar

da Silva, E. L., Nunes Ribeiro, E., & Cavalcante Lima, K. E. (2023). A audiodescrição para a ruptura de barreiras na leitura e comunicação de educandos com deficiência visual às imagens em livros didáticos em Biologia. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.6184