Reconversão cultural nas narrativas dos egressos do Programa de Ações Afirmativas:

estudo relacional na Universidade Federal do Rio Grande Do Sul

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6686

Palabras clave:

Acciones Afirmativas. Capital Cultural, Graduados. habitus. Memoria.

Resumen

Esta investigación tiene como tema central las narrativas de los egresados ​​del Programa de Acciones Afirmativas de la Universidad Federal de Rio Grande do Sul - UFRGS, sus trayectorias sociales, y la posibilidad de construcción de saberes, reconversión de capital cultural y habitus. La investigación abarcó el período de entrada de los contingentes entre 2008 y 2012. El camino teórico se centró en las categorías de habitus, clase y capital cultural de Pierre Bourdieu. El enfoque metodológico utilizado fue una investigación cuantitativa y cualitativa, del tipo bibliográfica, documental y exploratoria, basada en la historia oral. Se enviaron cuestionarios  a todo el universo de egresados, sin embargo la muestra de esta investigación se centró en 155 egresados ​​y también se realizaron entrevistas temáticas a 10 egresados. Los datos obtenidos revelan que la experiencia vivida por los estudiantes de cuota en esta muestra proporcionó una resignificación en su capital cultural y habitus.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Margarete Panerai Araujo, UNIFAL - PPGPS - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Sociedade

Sua formação contempla pós-doutorado em Administração Pública e de Empresas em Políticas e Estratégias pela FGV EBAPE/RJ (2013); e pós-doutorado em Comunicação Social, Cidadania e Região na UMESP nas Cátedras UNESCO de Comunicação e Gestão de Cidades (2010). Possui Doutorado em Comunicação Social pela PUCRS (2004); Mestrado em Serviço Social (1999) com bolsa CNPQ; e Especialização em Antropologia Social (1989). Sua graduação com Bacharelado e Licenciatura é em Ciências Sociais pela PUCRS (1987). Participa do Grupo de Pesquisa do CNPQ GEPEUR/UNISC onde realiza novo pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional; do grupo de Estratégias Regionais; Instituições, Ordenamento Territorial e Políticas Públicas para o Desenvolvimento Regional e Observatório das Metrópoles. Professora visitante no Programa de Pós Graduação em Gestão Pública e Sociedade na Universidade Federal de Alfenas, Campus de Varginha/ MG. 

Rosemeri Antunes dos Santos, Universidade do Rio Grande do Sul

Possui Pós-Graduação com Mestrado em Memória Social e Bens Culturais pela Universidade La Salle (2017) e graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1997). Atualmente é Secretária do Conselho Universitário da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Citas

ALMEIDA, Ana Maria. A noção de Capital Cultural é útil para se pensar o Brasil? In: PAIXÃO, L. P.; ZAGO, N. (orgs.). Sociologia da educação: pesquisa e realidade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A economia das trocas simbólicas. 7. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

BOURDIEU, Pierre. A Distinção: crítica social do julgamento. 2. ed. Porto Alegre: Zouk, 2011.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A Reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1975.

BOURDIEU, Pierre. A Escola conservadora. Educação em Revista, [s. l.], n. 1, jul./1985.

BOURDIEU, Pierre. Capital cultural, escuela y espacio social. Buenos Aires: Siglo XXI, 1998.

BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. São Paulo: Brasiliense, 2004.

BOURDIEU, Pierre. Los herederos: los estudiantes y la cultura/Pierre Bourdieu y Jean-Claude Passeron. Buenos Aires: Siglo XXI, 2003.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2009.

BOURDIEU, Pierre. Os três estados do capital cultural. In: NOGUEIRA, Maria Alice; CATANI, Afrânio (Orgs.). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 1999.

BOURDIEU, Pierre. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicaocompilado.htm>. Acesso em: 02 mar. 2017.

BRASIL. Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponivel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm>. Acesso em: 02 mar. 2017.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília: Câmara dos Deputados, 2014.

CANDAU, Joël. Memória e Identidade. São Paulo: Contexto, 2012.

CUNHA, Maria Amália de Almeida. O conceito “capital cultural” em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. Perspectiva, Florianópolis, v. 25, n. 2, p. 503-524, jan. 2007.

FERRARI, Marian Dias; SEKKEL, Marie Claire. Educação Inclusiva no Ensino Superior: Um Novo Desafio. Psicologia ciência e profissão, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 633-647. 2007.

GONDAR, Jô. Memória individual, memória coletiva, memória social. Morpheus, Rio de Janeiro, v. 7, n. 13, 2008.

GONDAR, Jô.: Quatro Proposições sobre Memória Social. In: GONDAR, Jô; DODEBEI, Vera. O que é memória social, Rio de Janeiro: UNIRIO, 2005.

HALBWACHS, Maurice. Memória Coletiva. São Paulo: Vértice, 1990.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom. Manual de História Oral. 5. ed. São Paulo: Loyola, 2005.

MENDES, José Mendes; SEIXAS, Ana Maria. Escola, Desigualdades sociais e democracia: as classes sociais e a questão educativa em Pierre Bourdieu. Educação, Sociedade & Cultura, Porto, n. 19, p. 103-129, 2003.

MOEHLECKE, Sabrina. Ação afirmativa: história e debates no Brasil. Cadernos de pesquisa, São Paulo, v. 117, n. 11, p. 197-217, 2002.

OLIVEN, Arabela Campos. Ações Afirmativas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul e o seu significado simbólico. Revista educação, Santa Maria, v. 34, n. 1, p. 65-76, jan./abr. 2009. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducação>. Acesso em: 01 jul. 2015.

ORTIZ, Renato. Pierre Bourdieu. São Paulo: Ática, 1994.

PINTO, L. C. A teoria de classes de Pierre Bourdieu e a educação não-formal. Cadernos d’Inducar, Porto, p. 1-10, set./2005. Disponível em: <http://inducar.pt/webpage/contents/pt/cad/teoriaClassesPierreBourdieuEducacaoNF.pdf>. Acesso em: 01 mai. 2015.

POLLAK, Michael. Memória e Identidade Social. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, 1992.

SILVA, Gilda Olinto do Valle. Capital cultural, classe e gênero em Bourdieu. Informare – Cadernos do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação, Rio de Janeiro, v. 1, n. 2, p. 24-36, jul./dez. 1995.

SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL. DEM ajuíza ação contra o sistema de cotas raciais instituído por universidades públicas. Disponível em: <http://www.stf.jus.br/portal/cms/verNoticiaDetalhe.asp?idConteudo=110990>. Acesso em: 02 abr. 2017.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Conselho Universitário – CONSUN. Decisão nº 134/2007. Disponível em http://www.ufrgs.br/consun/legislacao;

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Conselho Universitário – CONSUN. Decisão nº 268/2012. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/consun/legislacao>. Acesso em: 25 jan. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Programa de ações afirmativas da UFRGS: 2008-2012. Porto Alegre: UFRGS, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Relatório anual do programa de ações afirmativas 2013-2014. 2014. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/acoesafirmativas/relatorio-acoes-afirmativas-2013-2014>. Acesso em: 25 jan. 2016.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Relatório Anual do Programa de Ações Afirmativas 2016. 2016. Disponível em: http://www.ufrgs.br/acoesafirmativas/relatorio/relatorio-2016/view Acesso em: 03 jan. 2017;

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL. Relatório bianual do programa de ações afirmativas: permanência e desempenho discente 2013-2015. 2015. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/acoesafirmativas/relatorio/relatorio-2015/relatorio-caf-2015/view>. Acesso em: 25 jan. 2016.

Publicado

2023-11-27

Cómo citar

Panerai Araujo, M., & Antunes dos Santos, R. (2023). Reconversão cultural nas narrativas dos egressos do Programa de Ações Afirmativas: : estudo relacional na Universidade Federal do Rio Grande Do Sul. Educação Em Foco, 26(50), 1–31. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6686