Las artes de la atención conjunta: formación y cuidado en la Universidad

formação e cuidado na Universidade

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6906

Palabras clave:

Atención conjunta. Enseñanza a distancia. La formación. Taller de escritura. Pandemia.

Resumen

El objetivo del artículo es analizar las dificultades que enfrentan los estudiantes universitarios con la escritura académica, así como las posibilidades para su aprendizaje en ecosistemas basados en la atención conjunta, con características de reciprocidad, sintonía afectiva e invención. La investigación de campo utiliza el método de la cartografía y se llevó a cabo en un taller de escritura celebrado durante la pandemia de Covid-19, en formato remoto, con tres estudiantes de licenciatura en psicología, participantes de un equipo de proyecto de investigación. El estudio analiza el taller como una práctica de cuidado, de atención a uno mismo e al otro, sugiriendo que la atención conjunta es un arte por cultivar. Concluye que el trabajo en taller, incluso en el formato online, favorece los procesos de atención conjunta e indica que, para el afrontamiento de los problemas de escritura de los alumnos, la universidad debería experimentar con estrategias de enseñanza y aprendizaje más allá de la clase basada en la transmisión unilateral de información, así como ecosistemas de cuidados más atentos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Virginia Kastrup, UFRJ

 Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual.

Luciana Vieira Caliman, PPGPSI

É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da UFES (PPGPSI). Possui pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, Portugal, e pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem se dedicado à pesquisa da atenção e dos processos de medicalização e medicamentalização atuais, especialmente no que tange ao Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Seus estudos são orientados por uma perspectiva ecológica da atenção e pela prática de pesquisa cartográfica.

 

Veronica Torres Gurgel, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

 

Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual.

Citas

AMADO, L. A escrita de si na formação de professores e a subjetivação das experiências. In: DIAS, R.; RODRIGUES, H. (Orgs.). Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019, p. 98-106.

BELLACASA, M. P. de la. ‘Nothing comes without its world’: thinking with care. The Sociological Review, 60(2), 197-216, 2012.

CALIMAN, L. V., CÉSAR, J. M., & KASTRUP, V. Práticas de cuidado e cultivo da atenção com crianças. Revista Educação, Artes e Inclusão, 16(4), 166-195, 2020.

CALIMAN, L. V.; PRADO, M. R. Prise de psychostimulants et attention: l'expérience de deux adolescents diagnostiqués TDAH au Brésil et en France. La Nouvelle Revue – Éducation et Société Inclusives, v. 85, p. 131-146, 2019.

CITTON, Y. Pour une échologie de l’attention. Paris, Seuil, 2014.

DADICO, L. Modos de ler livros em meios digitais: transformações da experiência. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 37, n°3, 725-737, Jul/Set. 2017.

DEBENETTI, C; BARROS, M; Escrever, corporar, inscrever: prática da criação de si na formação de professores. In: DIAS, R; RODRIGUES, H. (Orgs.). Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019, p. 131-146.

DESPRET, V. Habiter en oiseau. Arles: Actes Sud, 2019.

DESPRET, V.; STENGERS, I. Les faiseuses h’histoires. Que fint les femmes à la pensée? Paris: Les empecheurs de penser em rond / La Decouverte, 2011.

DIAS, R. Modos de trabalhar uma formação inventiva de professores: escrita de si, arte, universidade e escola básica. In: DIAS, R; RODRIGUES, H. (Orgs.). Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019, p. 13-35.

DIAS, R.O.; RODRIGUES, H.B.C. (Orgs.) Escritas de si: escutas, cartas e formação inventiva de professores entre universidade e escola básica. Rio de Janeiro: Lamparina, 2019.

GURGEL, V. A escrita literária: a co-emergência da obra e do autor. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Instituto de Psicologia - Universidade Federal do Rio de Janeiro, 2015.

GURGEL, V. Escrita literária coletiva: uma experiência em grupo. (Tese de Doutorado). Programa de Pós Graduação em Psicologia/Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil, 2019.

GURGEL, V.; KASTRUP, V. O Processo de escrita literária e a coemergência da obra de arte e do autor. Psicologia em Revista, 25(3), 1000-1020, 2019.

GURGEL, V.; KASTRUP, V. Escrita literária em grupo: uma experiência coletiva. Revista Polis e Psique, 11(2), 136-156, 2021.

HAYLES, N. K. How We Read: Close, Hyper, Machine. ADE Bulletin, n. 150, p. 162-179, 2010.

HAYLES, N. K. Hyper and Deep Attention: The Generational Divide in Cognitive Modes. Profession, p. 187–199, 2007.

https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/mnemosine/article/view/45970

KASTRUP, V. O funcionamento da atenção no trabalho do cartógrafo. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCOSSIA, L. (Orgs.) Pistas do Método da Cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, v.1, p. 32-51.

LACHAUX, J-P. Le cerveau attentif. Paris: Odile Jacob, 2013.

MACHADO, A. M; FONSECA, P. F. A escrita endereçada como prática de formação e construção de realidade. Mnemosine, v. 15, n. 1, 2019.

MACHADO, A. Quando a escrita toca a produção institucional em um trabalho de extensão universitária. Tese (Livre Docência – Departamento de Psicologia da Aprendizagem, do Desenvolvimento e da Personalidade) – Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, 2020.

MACHADO, A.M., HAHNE, B.S., FONSECA, P.F. Pensar é deslocar-se: o jogo da escrita endereçada. In: MACHADO, A.M. CARDOSO, S.G. (Orgs). A escrita como exercício em processos formativos. São Paulo : Blucher, 2021.

MUNIZ, P.H. Práticas de leitura no smartphone: efeitos na experiência do estudo. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2019.

PASSOS, E.; KASTRUP, V.; TEDESCO, S. H. (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia. A experiência da pesquisa e o plano comum. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, v.1.

PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCOSSIA, L. (Orgs.). Pistas do Método da Cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, v.1.

POZZANA, L.; KASTRUP, V. “Cartografar é acompanhar processos.”. In: PASSOS, E; KASTRUP, V; ESCOSSIA, L. (Orgs). Pistas do Método da Cartografia. Pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Editora Sulina, 2009, v.1, p. 52-75.

SANCOVSCHI, B. Sobre as práticas de estudo de estudantes de psicologia: uma cartografia da cognição contemporânea. 265 fls. Tese (doutorado) – Universidade Federal do Rio de Janeiro, Instituto de Psicologia / Programa de Pós-Graduação em Psicologia, 2010.

SANCOVSCHI, B; KASTRUP, V. Práticas de estudo contemporâneas e a aprendizagem da atenção. Psicologia & Sociedade; 25(1): 193-202, 2013

SAVRANSKY, M.; STENGERS, I. Relearning the art of paying attention. SubStance, 47, 1, 2018 (Issue 145).

STENGERS, I. No tempo das catástrofes. São Paulo: Cosac Naify, 2015.

The Sociological Review, 60:2 (2012: 197-216).

TSING, A. L. The Mushroom at the End of the World – on the possibility of life in capitalist ruins. Princeton University Press, 2015.

VARELA F., THOMPSON E., ROSCH E., The Embodied Mind. Cambridge: MIT Press, 1993.

VERMERSCH, P. L´entretien d´explicitation. Issy-les-Molineaux: ESF, 2000.

VERONESE, L. A escrita como oportunidade de encontro na experiência do ensino universitário. In: MACHADO, A; CARDOSO, S (Orgs.) A escrita como exercício em processos formativos. São Paulo: Blucher, 2021, p. 49-57.

WILMER, H. H.; SHERMAN, L. E.; CHEIN, J. M. Smartphones and Cognition: A Review of Research Exploring the Links between Mobile Technology Habits and Cognitive Functioning. Frontiers in Psychology, 8, 605, 2017. Disponível em: http://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00605. Acesso em: 14 ago. 2018.

Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Kastrup, V., Vieira Caliman, L., & Torres Gurgel, V. (2022). Las artes de la atención conjunta: formación y cuidado en la Universidad: formação e cuidado na Universidade. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6906

Número

Sección

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.