As artes da atenção conjunta: formação e cuidado na Universidade

formação e cuidado na Universidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6906

Palavras-chave:

Atenção conjunta, Ensino remoto, Formação, Oficina de escrita, Pandemia

Resumo

O objetivo do artigo é analisar as dificuldades enfrentadas por estudantes universitários com a escrita acadêmica, bem como possibilidades de seu exercício em ecossistemas baseados na atenção conjunta, com características de reciprocidade, sintonia afetiva e invenção. A pesquisa de campo utiliza o método da cartografia e foi realizadanuma oficina de escritaque ocorreu durante a pandemia de Covid-19, em formato remoto, com três estudantes de graduação. O estudo analisa a oficina como prática de cuidado e de atenção a si e ao outro, sugerindo que a atenção conjunta é uma arte a ser cultivada. Conclui que o trabalho em oficina, mesmo no formato online, favorece processos de atenção conjunta e indica que, para o enfrentamento dos problemas de escrita dos estudantes, a universidade deve experimentar estratégias de ensino e aprendizagem para além da aula baseada na transmissão unilateral de informação, bem como ecossistemas atencionais mais atenciosos.

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Biografia do Autor

Virginia Kastrup, UFRJ

 Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual.

Luciana Vieira Caliman, PPGPSI

É professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Psicologia Institucional da UFES (PPGPSI). Possui pós-doutorado pelo Centro de Estudos Sociais (CES) de Coimbra, Portugal, e pelo Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Doutora e Mestre em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem se dedicado à pesquisa da atenção e dos processos de medicalização e medicamentalização atuais, especialmente no que tange ao Transtorno do Deficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Seus estudos são orientados por uma perspectiva ecológica da atenção e pela prática de pesquisa cartográfica.

 

Veronica Torres Gurgel, Instituto Brasileiro de Medicina de Reabilitação

 

Doutora em Psicologia Clínica (PUC-SP), Professora Titular do Instituto de Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro e bolsista PQ do CNPq na área de psicologia cognitiva. Suas pesquisas se articulam em torno do problema da invenção, com desdobramentos sobre a aprendizagem, a atenção, a arte e a deficiência visual.

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Publicado

22/12/2022

Como Citar

Kastrup, V., Vieira Caliman, L., & Torres Gurgel, V. (2022). As artes da atenção conjunta: formação e cuidado na Universidade: formação e cuidado na Universidade. Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.6906

Edição

Seção

Dossiê - No enquanto da pandemia: grupalidade, cuidado e invenções na formação universitária.