VISUALIDAD Y AFECTOS EN LA EDUCACIÓN

Autores/as

  • Leisa Sasso Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Secretaria de Cultura e Economia Criativa MUSEU Nacional da República

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7137

Palabras clave:

Cultura visual, Prácticas artísticas, Pedagogías culturales, Artografia

Resumen

La disciplina Arte puede dar lugar a diálogo interdisciplinario, multidisciplinario e incluso transdisciplinario a partir de la educación en visualidades. Darle a esta disciplina una mayor importancia en la escuela, así como la educación en visualidades, permite incorporar a la pedagogía la expresión de sentimientos y cosmovisiones, la estética y la producción creativa, imprimiendo una connotación más sensible y humana en la educación eminentemente racionalista que practicamos. A partir de temas cotidianos narrados en eventos artísticos pedagógicos en la escuela, es posible establecer diálogos entre el arte, la cultura de masas, la cultura popular y otras materias curriculares en clases más interactivas, amenas y creativas. Entre los nuevos enfoques educativos se encuentra la A/r/tografía, inicialmente creada como una Investigación Basada en las Artes, pero que también puede ser una filosofía de la educación, ya que aboga por una educación basada en la teoría, la práctica, pero también en la poética.

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Biografía del autor/a

Leisa Sasso, Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal e Secretaria de Cultura e Economia Criativa MUSEU Nacional da República

Leísa Sasso

Doutora em Arte (UnB 2018). Mestre em Arte ( UnB 2014). Especialização em Gestão Escolar (UnB 2009). História da Arte (FADM 2005). Graduação em Artes Visuais pela Universidade de Brasília (UnB 2001). É professora da Secretaria de Estado de Educação do DF (SEEDF) em atuação desde 2021 até o presente momento na Secretaria de Cultura e Industria Criativa (SECEC) responsável pelo Programa Educativo do Museu Nacional da República em Brasília. Foi bolsista da Capes e realizou seu estágio doutoral em Vancouver no Canadá na British Columbia University no ano de 2017, coorientada pela Profª Rita Irwin. Pertence ao Grupo de Pesquisa em Mediação Cultural -GPeMC/UPM/CNPq coordenado pela Profª Dr. Mirian Celeste Martins da Universidade Presbiteriana Mackenzie de São Paulo e ao grupo de pesquisas Metodologias Educação e Materiais em Artes Visuais - MEMAV/UnB/CNPq do Instituto de Artes da Universidade de Brasília, coordenado pela Profª. Dr. Therèse Hofman Gati.  Foi Diretora do Centro Educacional São Francisco em São Sebastião DF de 2008 data da fundação da escola até março de 2015. Foi Chefe da Unidade Regional de Educação Básica de São Sebastião (SEEDF-2019 -2020) responsável pela parte pedagógica de 28 Escolas públicas de Educação Básica. Tem experiência na área de Gestão, Artes Visuais, Teatro, Cenografia, Figurino e Texto teatral. Recebeu prêmios por seu trabalho como arte-educadora entre eles - Prêmio Arte na Escola Fundação IOSCHPE/Bradesco em 2006, Prêmio Cultura Viva do Ministério da Cultura em 2007, Prêmio de Teses e Dissertações da Universidade de Brasília 2015. Atuou como consultora do MEC como Integrante da Comissão Técnica do Plano Nacional do Livro Didático no Edital 2021, Objeto 3. Obras destinadas para a Formação Continuada para Gestores do Ensino Médio. E-mail: leisa.sasso@gmail.com ; Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/2572871221495786 ; Link do Orcid: http://orcid.org/0000-0003-4398-2297

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Publicado

2024-04-06

Cómo citar

Sasso, L. (2024). VISUALIDAD Y AFECTOS EN LA EDUCACIÓN. Educação Em Foco, 27(51), 1–27. https://doi.org/10.36704/eef.v27i51.7137