Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Andressa de Oliveira Martins Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Fernando Donizete Alves Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)
  • Aline Sommerhalder Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1211

Resumo

O objetivo foi identificar jogos e brincadeiras vivenciados pelas crianças assim como compreender os processos educativos desencadeados por essa prática social no contexto do recreio escolar em uma escola pública de São Carlos/SP/BR que atende aos anos iniciais do Ensino Fundamental. Foram realizadas oito inserções em observação participante com registros em diários de campo no horário do recreio escolar focando a prática social do brincar de um grupo de treze crianças com idade entre seis e onze anos. Os dados revelaram que o recreio escolar se constituiu em um rico espaço de experiências e aprendizagens das crianças no que diz respeito ao repertório de jogos e brincadeiras e as interações entre as crianças e entre elas e adultos no contexto dessas atividades lúdicas. Destacamos a necessidade de valorização do brincar no tempo e espaço do recreio escolar para a aprendizagem da criança e sua articulação com as práticas pedagógicas

Downloads

Biografia do Autor

Andressa de Oliveira Martins, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Mestranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar); Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/ CNPq.

Fernando Donizete Alves, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutor em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Educação Física e Motricidade Humana da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Física Infantil – NEPEFI (CNPq).

Aline Sommerhalder, Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

Doutora em Educação Escolar pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Departamento de Teorias e Práticas Pedagógicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Processos Educativos de Crianças/ CNPq.

Downloads

Publicado

27/08/2016

Como Citar

Martins, A. de O., Alves, F. D., & Sommerhalder, A. (2016). Brincar no recreio escolar: ouvindo crianças dos anos iniciais do ensino fundamental. Educação Em Foco, 19(28), 241–262. https://doi.org/10.24934/eef.v19i28.1211
Recebido 2016-05-25
Aceito 2016-11-08
Publicado 2016-08-27