A construção do conceito de deficiência por estudantes sem deficiência, a partir de suas histórias de vida / The construction of the concept of disability by students without disability from their life stories
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1266Palavras-chave:
Educação Especial, Inclusão, História Oral, Estigma, DeficiênciaResumo
Dentre os discursos em defesa da inclusão escolar consta o que prevê a viabilização do reconhecimento e valorização da diversidade entre os educandos. Entendendo este aspecto como relevante para a construção da identidade sobre a diversidade, objetivou-se apresentar e analisar a percepção de cinco estudantes sem deficiência, matriculados no 5º ano do ensino fundamental, a respeito da Construção do conceito de deficiência, a partir de suas experiências de vida: escolar e familiar. Para a coleta de dados foram utilizados dois roteiros de entrevista, posteriormente transcritas e textualizadas, obtendo-se subeixos temáticos. Dentre os resultados viu-se que a maioria dos participantes entendeu que as características físicas, aparentes ou não, são os aspectos mais relevantes para identificar e classificar a deficiência. Reitera-se a relevância dos mediadores, seja no contexto familiar ou escolar, já que podem contribuir para modificar/construir atitudes mais favoráveis em relação ao tema em estudo.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
18/12/2020
Como Citar
Paulino, V. C., & Caiado, K. R. M. (2020). A construção do conceito de deficiência por estudantes sem deficiência, a partir de suas histórias de vida / The construction of the concept of disability by students without disability from their life stories. Educação Em Foco, 20(32), 35–59. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1266
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.