Leitura, informação, lazer e ludicidade nas bibliotecas escolares: contribuições da Biblioteca Mário de Andrade/SP / Reading, information, leisure and playfulness in library school: contributions of Mário de Andrade/SP Library
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v19i29.1909Palavras-chave:
Biblioteca escola, Biblioteca pública, Leitura, Lazer, LudicidadeResumo
Apresentamos, neste artigo, indagações e reflexões que dizem respeito à constituição e ao papel social e cultural da biblioteca na formação das diferentes gerações. Consideramos que é relevante iniciar, desde cedo, as crianças no universo literário, como também é fundamental que as novas gerações percebam a biblioteca como um espaço de lazer, por isso mesmo um espaço lúdico, rico em experiências e descobertas. Compreendemos que a prática de leitura se insere nas manifestações do lazer, uma vez que é, tanto parte do nosso cotidiano, quanto é expressão indissociável da cultura, sendo uma das maneiras, não a única, de adquirir, produzir e organizar nossos conhecimentos. Como procedimentos metodológicos realizamos a revisão bibliográfica e documental, aplicamos um questionário e fizemos entrevistas com gestores de uma biblioteca pública, que consideramos ser bem-sucedida. Compreendemos que é necessário que se construam propostas significativas de movimento e dinamização das atividades das bibliotecas escolares.
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