A gênese das instituições de ensino filantrópicas e profissionalizantes no antigo Sul de Mato Grosso: episódios da trajetória de Oliva Enciso
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v23i40.4555Palavras-chave:
História das instituições educativas, Trajetória biográfica, Atuação femininaResumo
Este artigo no campo da História da Educação incursiona na trajetória biográfica de Oliva Enciso. Trata-se de uma pioneira na sociedade de Campo Grande, de origem na classe trabalhadora rural que, foi reconhecida por ações religiosas e no campo educacional no sul do antigo Mato Grosso, entre as décadas de 1920 a 1970. Busca-se compreender os condicionantes subjetivos e objetivos, que permitiram estratégias práticas na criação de instituições educativas de ensino primário, secundário e superior, de caráter filantrópico e de ensino profissionalizante. Adota-se uma perspectiva histórica e social fundamentada nos estudos de Pierre Bourdieu, que foram mobilizados para leitura das fontes memorialísticas, documentos públicos, periódicos locais e nacionais e entrevistas. Os resultados das análises contribuem na composição da historiografia educacional regional ao trazer à luz as ações da agente e a consolidação de instituições educativas no movimento de urbanização e desenvolvimento econômico, político e social de Campo Grande.Downloads
Referências
ABRAHÃO, M. H. M. B.. (Org.). Identidade e Vida de Educadores Rio-Grandenses: Narrativas na primeira pessoa (e em muitas outras). Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004.
ASTOFE, A. F. A. Campanha Nacional de Educandários Gratuitos: em Perspectiva o ensino secundário no sul de Mato Grosso (1949-1963), 2019. 152f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, campo Grande, 2019.
BITTAR. Marisa. Mato Grosso do Sul: a construção de um estado. Regionalismo e divisionismo no Sul de Mato Grosso. Campo Grande: Ed. UFMS, 2009. v2.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. Tradução Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
BOURDIEU, P. A dominação masculina. Tradução Maria Helena Kühner. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: Beltrand Brasil, 2010.
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução Sérgio Miceli et all 7. ed. São Paulo, SP: Perspectiva, 2011a.
BOURDIEU, P. Razões práticas: Sobre a teoria da ação. Trad. Marisa Corrêa. 11. ed. Campinas/SP: Papirus, 2011b.
BRITEZ, A E. A representação da educação secundária em Campo Grande nas fontes da historiografia regional e memorialística (1920-1960). 2014. 200f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Campo Grande, campo Grande, 2014.
BRITO, Silvia Helena de Andrade. Educação e sociedade na fronteira oeste do Brasil: Corumbá (1930-1954). 2001. 393 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo, SP: Contexto, 2007.
ENCISO, O. Mato Grosso: minha terra. São Paulo: Editora Resenha, 1986.
ENCISO, Oliva. 'Pensai na educação, brasileiros!': Sociedade Miguel Couto dos Amigos do Estudante: 50 anos de luta pela educação e assistência a menores. [S.l.]: [s.n.], [1989].
FARIA FILHO, Luciano Mendes de; INÁCIO, Marcilaine Soares (Org.). Políticos, literatos, professoras, intelectuais: o debate público sobre educação em Minas Gerais. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2009.
PERROT, Michelle. Minha história das mulheres. São Paulo, SP: Contexto, 2007.
SÁ ROSA, M. G. Oliva Enciso: a mulher que imprimiu novos rumos a Mato Grosso do Sul. In: ARCA. Campo Grande: personalidades. FUNDAC (Org.). Campo Grande, MS: Fundac, 2005. p. 10-19.
SETTON, M.G.J. A teoria do habitus em Pierre Bourdieu: uma leitura contemporânea. Revista Brasileira de Educação, Anped, Rio de Janeiro, n. 20, p. 60-70, maio-jun.-jul.-ago. 2002.
SILVA, D. F. Maria Constança Barros Machado: um estudo das representações sociais sobre a professora e diretora do primeiro ginásio público campo-grandense. 2015. 181f. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2015.
TEIVE, Gladys Mary Ghizoni. Professor Areão: Experiências de um “bandeirante paulista do ensino” em Santa Catarina (1912-1950). Gladys Mary Ghizoni Teive (Org.). Florianópolis: Insular, 2014.
FONTES DE PESQUISA
CABRAL, Paulo Eduardo. Paulo Eduardo Cabral: depoimento [set. 2018]. Entrevistadora: Adriana Espindola Britez. Campo Grande, 2018. 1 arquivo .mp3 (56 min.).
BARCELOS, Maria Inês Puga de. Maria Inês Puga de Barcelos: depoimento [set. 2018]. Entrevistadora: Adriana Espindola Britez. Campo Grande, 2018. 1 arquivo .mp3 (120 min.).
LIMA, Brunilda Enciso Magiano. Brunilda Enciso Magiano Lima: depoimento [out. 2018]. Entrevistadora: Adriana Espindola Britez. Campo Grande, 2018. 1 arquivo .mp3 (60 min.).
JORNAL DO COMMERCIO, Campo Grande, Índice acumulado, 1923-1949. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. Acesso em: 19 set. 2018.
O ESTADO DE MATO GROSSO (MT), Cuiabá, Índice acumulado 1939-1972. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. Acesso em: 19 set. 2018.
O ESTADO DE MATO GROSSO, Ano 1, edição 176, 07 abril 1940. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. Acesso em: 13 dez. 2018.
O ESTADO DE MATO GROSSO, Ano XX, edição 3.450, 04 fev. 1959. Disponível em: http://memoria.bn.br/hdb/periodico.aspx. Acesso em: 13 dez. 2018.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.