A formação Stricto Sensu de professores da educação básica e a autonomia no trabalho docente: relações possíveis
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.4600Palavras-chave:
Pesquisa científica, Pós-graduação, Docência na educação básica.Resumo
O artigo tem como objetivo analisar a formação Stricto Sensu e as possíveis relações com a constituição e desenvolvimento da autonomia dos professores que atuam na educação básica da rede pública do Distrito Federal. A partir disso, questiona-se: Qual seria a relação da formação stricto sensu com a constituição da autonomia no trabalho docente? Como os mestres e doutores, que atuam na educação básica, relacionam formação e autonomia no trabalho docente? De base qualitativa, a pesquisa utiliza como método de análise o materialismo histórico dialético e os procedimentos de coleta de dados foram a entrevista semiestruturada e questionário. É possível inferir, a partir das análises, que a formação stricto sensu é um potencializador do desenvolvimento da autonomia, pois possibilita que o professor tenha melhores condições de definir o que ensinar, como ensinar e porque ensinar, compreendendo sua função no processo de formação da humanidade nos indivíduos.
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