Diversidade, interdisciplinaridade e desenvolvimento pedagógico no contexto universitário: o caso do Estágio EDD 6646 na Universidade de Montreal
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v16i22.463Palavras-chave:
desenvolvimento pedagógico, professor, universidade.Resumo
Na Universidade de Montreal, um grupo de professores de diferentesdepartamentos e filiações disciplinares participou de um programa de colaboração visando a favorecer a adoção de praticas pedagógicas abertas e ativas junto aos futuros professores universitários. A partir deste programa pedagógico, um grupo de estudantes matriculados em um curso de formação para a educação superior foi integrado à um contexto de estâgio prático no ensino universitário, constituídos por duas etapas: seminários sobre a prática pedagógica epresença no ambiente universitário. Esta última permite ao aluno familiarizar-se com o conjunto das atividades que compõem a vida profissional de um professor universitário. E, nos seminário, os alunos são incentivados a compartilhar suas experiências com os professores responsáveis pelo estágio epelo acompanhamento da interação pedagógica.Esta pesquisa exploratória tem como objetivo refletir sobre a pertinência eo impacto deste programa de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo individual e coletivo, em um contexto de colaboração interdisciplinar em relação à concepção, animação e networking.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.