O que dizem as pesquisas que investigaram a temática “professor alfabetizador” no Brasil no período de 2010 a 2018?
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v24i42.5011Palavras-chave:
Estado da questão, Alfabetização, Professor alfabetizador, Formação docenteResumo
A presente pesquisa objetiva analisar o que dizem as Teses e Dissertações disponíveis na Biblioteca no banco de dados da CAPES e BDTD sobre professor alfabetizador. Para atender ao objetivo proposto, foram analisadas 113 pesquisas distribuídas entre os anos de 2010 a 2018. A partir da leitura dos resumos, identificou-se o ano de produção, as temáticas estudadas, o percurso metodológico utilizado e o aporte teórico. Para dialogar com este estudo, foram utilizadas as contribuições de André (2009, 2010); Mortatti (2010, 2013, 2014); Soares (2014, 2016), Nóvoa (2009), Imbernón (2010) e Garcia (1992, 2012). Os resultados evidenciaram um grande número de pesquisas que investigaram as políticas destinadas à formação do professor alfabetizador. Embora identificadas algumas lacunas no âmbito das investigações sobre o professor alfabetizador no Brasil, ressalta-se que este estudo poderá contribuir para vislumbrar possíveis caminhos que forneçam subsídios para a formação docente do professor alfabetizador
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