Reconstrução histórica do grupo escolar de Ribeirão Claro no período de predominância da pedagogia nova no Brasil (1932-1969)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5851Palavras-chave:
Escola Nova, Grupo Escolar, História da Educação, Instituições escolaresResumo
Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa sobre o Grupo Escolar de Ribeirão Claro, fundado em 1925 no Norte Pioneiro Paranaense. O trabalho objetivou reconstruir parte da história dessa instituição por meio da análise dos documentos do arquivo escolar. A reconstrução histórica realizada foi fundamentada pelo método do materialismo histórico-dialético, o que significa que o olhar para a instituição se articula à análise do contexto dos anos de 1932 e 1969, recorte da pesquisa. O período foi de predomínio da pedagogia nova no Brasil, o que possibilitou chegar a algumas conclusões: o Grupo Escolar foi, no período, uma instituição formadora da elite e com rígidos padrões de disciplina; a interiorização da educação escolar pública na região foi resultado dos ideais escolanovistas, do desejo do governo de modernizar a educação, dos novos núcleos populacionais gerados pela produção cafeeira e pela construção de ferrovias.
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