Expectativas de professores sobre um curso de formação continuada
tessituras de suas aprendizagens da docência
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v26i49.6648Palavras-chave:
Expectativas de aprendizagem, Formação de professores, Saberes docentesResumo
Buscamos analisar que expectativas de aprendizagem os professores/cursistas intencionam aprofundar e constituir sobre sua participação no Projeto de Alfabetização e Letramento – PROALE. Foram realizadas três rodas de conversa em 2020 com nove professoras do 1º ano do Ensino Fundamental – anos inicias, analisandas a partir das teorizações de Ibernón (2001), Tardif (2010), Candau (1997) e Veiga (2012). Os resultados apontaram como principais expectativas de aprendizagem: mediação pedagógica; estratégias de ensino voltadas para alfabetização e inovação pedagógica. Faz-se, necessário que os cursos de formação com suporte nas discussões teóricas possam mobilizar do professor uma reflexão sobre a sua prática pedagógica, de modo que ele seja capaz de consolidar e constituir aprendizagens relevantes para a docência.
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