Racismo estrutural e o bicentenário da independência: um olhar sobre a educação antirracista nas comunidades quilombolas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6772

Palavras-chave:

História da Educação., Identidade., Quilombos., Racismo.

Resumo

Este artigo discute o racismo estrutural no contexto do bicentenário da independência do Brasil, no âmbito das comunidades remanescentes de quilombos como alvos de uma dupla discriminação que se efetiva em relação ao ser negro e ao ser quilombola. Nossa reflexão intenciona evidenciar que os processos discriminatórios fundados no racismo e na diferenciação de classe permanecem operantes, mesmo após o reconhecimento desta coletividade na Constituição Federal de 1988 e, posteriormente, no Decreto Presidencial n° 4887 de 2003 e da aprovação de Diretrizes Curriculares para a Educação Escolar Quilombola (2012). A partir de uma reflexão teórico-conceitual, apresentamos um histórico sobre o conceito de quilombo e o pertencimento identitário dos sujeitos quilombolas, apontando à importância dos atos legais pactuados no reconhecimento e concessão de direitos para estas comunidades. 

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Biografia do Autor

Roseane Santos Mesquita, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Doutoranda e Mestra em Educação pela UFS- Universidade Federal de Sergipe, membro do Grupo de Pesquisa - ConQuer e do Grupo de Pesquisa GPEHI (Grupo de Pesquisa em Educação, História e Interculturalidade).

Andréia Teixeira dos Santos, Universidade Federal de Sergipe - UFS

Mestre em Ensino de História (PROFHISTÓRIA/UFS). Doutoranda em Educação (UFS). Membro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Interculturalidade (GPEHMembro do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Interculturalidade (GPEHI).

Marizete Lucini, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Educação. Professora no Departamento de Educação, no Programa de Pós-Graduação em Educação e no Profhistória da Universidade Federal de Sergipe. Líder do Grupo de Pesquisa em Educação, História e Interculturalidade - GPEHI/UFS.

http://lattes.cnpq.br/7998559848634694 

 

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Santos Mesquita, R., Teixeira dos Santos, A., & Lucini, M. (2022). Racismo estrutural e o bicentenário da independência: um olhar sobre a educação antirracista nas comunidades quilombolas. Educação Em Foco, 25(46), 162–187. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.6772

Edição

Seção

Dossiê 200 Anos de Educação do Brasil