Sob os céus mais perigosos: a segunda fase da “Página de Educação” do Diário de Notícias (1933)

a segunda fase da “Página de Educação” do Diário de Notícias (1933)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6843

Palavras-chave:

“Página de Educação”, Diário de Notícias, Segunda fase

Resumo

À frente da “Página de Educação” do Diário de Notícias, Cecília Meireles, apesar de resistir e permanecer fiel às concepções educacionais e aos compromissos assumidos em relação ao grupo do “Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova” do qual foi uma das signatárias e uma das suas mais ardorosas defensoras, enfrentou divergências político-ideológicas que resultaram no seu afastamento, em janeiro de 1933. O presente estudo tem como objetivo compreender como foi estruturada a fase posterior à sua saída, ainda não contemplada nos estudos historiográficos da educação brasileira. Procura identificar de que forma e em que medida os novos dirigentes mantiveram a proposta anterior e/ou procuraram legitimar e difundir as suas próprias concepções educacionais. Foi possível identificar mais diferenças que semelhanças e um decréscimo na amplitude dos temas abordados no período investigado.

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Biografia do Autor

Jussara Santos Pimenta, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutora em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) com bolsa do CNPq, Bolsa Nota 10 da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) e CAPES - Programa de Doutorado no País com Estágio no Exterior (PDEE), na Universidade de Lisboa (UL). Mestra em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) com bolsa do CNPq. Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Pós-Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - PROPED-UERJ, com Bolsa FAPERJ de Pós-Doutorado Sênior (PDS). Professora Adjunta III do Curso de Pedagogia do Departamento de Ciências da Educação (DED) da Universidade Federal de Rondônia-UNIR, Campus Porto Velho. Membro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar - Mestrado e Doutorado Profissional (PPGEEProf), na Linha de Pesquisa Práticas Pedagógicas, Inovações Curriculares e Tecnológicas. Líder do Grupo de Estudos Interdisciplinares em Educação, História e Memória - MNEMOS; Coordenadora das Linhas de Pesquisa Memórias e Histórias das Instituições Escolares e Bibliotecas Escolares-Espaço de Ação Pedagógica. Tem Projeto de Pesquisa Aprovado na Chamada Universal FAPERO n° 003/2015; no Programa para Iniciação Científica IC/FAPERO/CAPES Nº. 08/2016 e no Programa de Apoio para Publicação Científica-PAP-PUBLICA - Chamada FAPERO nº 008/2017 - Fund. Rondônia de Amparo ao Desenv. das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa-FAPERO. Membro do Comitê Técnico Científico do Programa Institucional de Bolsas e Trabalho Voluntário de Iniciação Científica - CTC/PIBIC/UNIR/CNPq (Biênio 2017-2019 e Biênio 2019-2021) e do Comitê Assessor de Pesquisa da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Biênio 2017-2019, 2019-2021 e 2021-2023). Autora do Prefácio e Pósfácio do livro Diário de Bordo, de Cecília Meireles. Acadêmica Correspondente da ALTO - Academia de Letras de Teófilo Otoni (MG) com medalha Comemorativa Alzira Reis Vieira Ferreira-Dia do Escritor Teófilo-Otonense - (ALTO -2016).

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Publicado

29/11/2023

Como Citar

Pimenta, J. S. (2023). Sob os céus mais perigosos: a segunda fase da “Página de Educação” do Diário de Notícias (1933): a segunda fase da “Página de Educação” do Diário de Notícias (1933). Educação Em Foco, 26(50), 1–29. https://doi.org/10.36704/eef.v26i50.6843