Vygotsky, Agnes Heller e Ciampa:

Aproximações teóricas sobre o processo de Identidade e Constituição Subjetiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6993

Palavras-chave:

Identidade, Psicologia Histórico-Cultural, Subjetividade.

Resumo

Neste trabalho foi realizada uma contextualização teórica das concepções de diferentes autores a respeito do processo da construção social dos sujeitos. O objetivo é de contribuir para o entendimento teórico sobre a Identidade em uma perspectiva histórico-cultural. Embora os estudiosos tenham contribuições diferentes, percebe-se que há pontos em comum, principalmente ao considerarem a constituição identitária como um processo ativo e permeado pela história e por fatores sociais. Com este estudo é possível afirmar que as pessoas sempre mudam e este é um princípio de sua formação. Esta mudança metamórfica se dá em consonância com os movimentos históricos, culturais, sociais e políticos.

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Biografia do Autor

Talita Meireles Flores, Universidade Federal da Grande Dourados

Possui Graduação em Psicologia (2011), pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Mestrado em Psicologia (2015), pela mesma Instituição. Especialização em Avaliação Psicológica pelo Instituto de Pós-Graduação - IPOG. Atualmente é Psicóloga Clínica e Institucional da Universidade Federal da Grande Dourados. 

Zaira de Andrade Lopes, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Graduada em Psicologia-Faculdades Unidas Católicas de Mato Grosso (1985), Mestrado em Educação - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (1996) e Doutorado em Psicologia-Universidade de São Paulo (2009). Professora adjunta na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Coordena o Grupo de Estudos e Pequisa: Aspectos psicossociais, históricos e culturais na constituição da subjetividade/Gênero e Psicologia – CNPQ.

Sônia da Cunha Urt, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul

Professora Titular Aposentada da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
Professora Pesquisadora Sênior do Programa de Pós Graduação em Educação
(PPGEdu/UFMS)
Professora Pesquisadora Sênior do Programa de Pós Graduação em Psicologia
(PPGPsi/UFMS)
Coordenadora do GEPPE/Diretório CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Psicologia
e Educação.

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Publicado

27/06/2024

Como Citar

Meireles Flores, T., de Andrade Lopes, Z., & da Cunha Urt, S. (2024). Vygotsky, Agnes Heller e Ciampa:: Aproximações teóricas sobre o processo de Identidade e Constituição Subjetiva. Educação Em Foco, 27(52), 1–12. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.6993