Condições de trabalho docente

a contratação de professores via designação temporária no Espírito Santo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7710

Palavras-chave:

Contrato docente., Plano de carreira docente.., Neoliberalismo e educação.

Resumo

O intuito deste trabalho é discutir as possíveis implicações da contratação usual de professores via designação temporária (DT) no Espírito Santo. Utilizou-se para a produção de dados a consulta documental, entrevista semiestruturada. As análises foram realizadas à luz do materialismo histórico e dialético. Como resultados se apontam que da DT decorre a impossibilidade de construção de carreira, a dificuldade no planejamento profissional e pessoal no médio e longo prazo e a dificuldade de organização política dos professores como classe trabalhadora. Nas conclusões se apresentam a necessidade urgente da realização de concursos públicos para provimento de cargos efetivos que atendam as reais demandas por docentes no ES e a necessidade do fortalecimento das organizações políticas que defendam os interesses dos professores, de modo a valorizar e consolidar a docência como profissão.

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Biografia do Autor

Harízia Rozeno Peixoto, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos (2019) e graduação em História pelo Centro Universitário São Camilo (2018), Mestranda em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores pela Universidade Federal do Espírito Santo. Cursando Técnico em tradução e intepretação de Libras (2022-2023)

Raisa Maria de Arruda Martins, Universidade Federal do Espírito Santo

Pedagoga formada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e mestre em Educação por essa mesma instituição. Atualmente, é professora na Universidade Federal do Espírito Santo, campus Alegre, integrante do corpo docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Educação Básica e Formação de Professores (PPGEEDUC).

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Publicado

21/06/2024

Como Citar

Peixoto, H. R., & de Arruda Martins, R. M. (2024). Condições de trabalho docente: a contratação de professores via designação temporária no Espírito Santo. Educação Em Foco, 27(52), 1–25. https://doi.org/10.36704/eef.v27i52.7710