Crenças de professores de língua portuguesa sobre o ensino da oralidade na educação de jovens e adultos
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8624Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem, Experiências, Prática docenteResumo
Objetivamos investigar as crenças de professores de língua portuguesa sobre o ensino da oralidade na educação de jovens e adultos. Dessa maneira, partimos da seguinte questão: quais as crenças e práticas dos professores da EJA no tocante ao eixo oralidade, nas aulas de língua portuguesa? Para a fundamentação teórica, buscamos apoio em Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) que tratam sobre o ensino da oralidade e em Almeida Filho (1999) e Barcelos (2015) para abordar as crenças, Como metodologia, a presente pesquisa foi delimitada com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de corte transversal. Tivemos como sujeitos três professores de língua portuguesa e utilizamos como instrumento de coleta dos dados um questionário. Quanto aos resultados, os informantes foram unânimes ao responderem que a oralidade é fundamental para a comunicação eficaz. No entanto, suas respostas divergem no tocante à prática, visto que ela acaba sendo reduzida por diversos fatores.
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