Crenças de professores de língua portuguesa sobre o ensino da oralidade na educação de jovens e adultos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8624

Palavras-chave:

Ensino e aprendizagem, Experiências, Prática docente

Resumo

Objetivamos investigar as crenças de professores de língua portuguesa sobre o ensino da oralidade na educação de jovens e adultos. Dessa maneira, partimos da seguinte questão: quais as crenças e práticas dos professores da EJA no tocante ao eixo oralidade, nas aulas de língua portuguesa? Para a fundamentação teórica, buscamos apoio em Carvalho e Ferrarezi Jr. (2018) que tratam sobre o ensino da oralidade e em Almeida Filho (1999) e Barcelos (2015) para abordar as crenças, Como metodologia, a presente pesquisa foi delimitada com uma abordagem qualitativa, do tipo descritiva e de corte transversal. Tivemos como sujeitos três professores de língua portuguesa e utilizamos como instrumento de coleta dos dados um questionário. Quanto aos resultados, os informantes foram unânimes ao responderem que a oralidade é fundamental para a comunicação eficaz. No entanto, suas respostas divergem no tocante à prática, visto que ela acaba sendo reduzida por diversos fatores. 

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Biografia do Autor

José Rodrigues de Mesquita Neto, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em letras pelo Programa de Pós-Graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros. Docente do Departamento de Letras Estrangeiras pela mesma universidade.

Maria Bonfim Alves Cândido, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Mestra em letras pelo Mestrado Profissional em Letras da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, campus de Pau dos Ferros. Docente do Estado do Ceará.

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Publicado

23/10/2024

Como Citar

de Mesquita Neto, J. R., & Alves Cândido, M. B. (2024). Crenças de professores de língua portuguesa sobre o ensino da oralidade na educação de jovens e adultos. Educação Em Foco, 27(53), 1–19. https://doi.org/10.36704/eef.v27i53.8624