V. 3 N. 1 (2023): Pensamentos em Design

					Visualizza V. 3 N. 1 (2023): Pensamentos em Design

Esta edição da Pensamentos em Design surgiu com a ideia de um dossiê composto de artigos resultantes da participação de professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Design da UEMG, juntamente com outros convidados da UFMG e de outras instituições, numa disciplina do Curso de Edição da Faculdade de Letras da UFMG. Intitulada “As formas da letra” e ministrada pela Professora Doutora Sônia Queiroz, a disciplina compôs-se de seminários com convidados que, a partir de suas respectivas áreas de conhecimento. Da proposta inicial, restaram apenas três textos – dois artigos e um ensaio –, que agora publicamos juntamente com outros artigos do fluxo contínuo. Dois dos artigos dialogam com os primeiros, sendo um estudo de memória gráfica da revista D. Quixote e outro um projeto de design editorial de uma reedição de um clássico da literatura brasileira. Os demais artigos transitam por caminhos diversos, do Legal Design, o emprego do conceito de cosmograma em um estudo de caso, e estratégias pedagógicas de ensino do design.

Pubblicato: 2023-09-13

Fascicolo completo

Editorial

  • "As formas da letra" e outros estudos

    Maria Regina Álvares Correia Dias, Sérgio Antônio Silva
    5-8
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.7925

Ensaio

  • Por amor às letras

    Lucia Castelo Branco
    9-14
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.7910

Artigo Completo

  • A voz e a letra

    Josiley Francisco de Souza
    15-33
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6958
  • Reconocer la letra, un método para la reconstrucción de un acervo tipográfico

    Laura Judith Sandoval Sarmiento, Sônia Queiroz
    34-47
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6968
  • A tipografia display da revista D. Quixote entre os anos de 1917 e 1926

    Bruno Vieira da Silva, Camila Assis Peres Silva, Wellington Gomes de Medeiros
    48-62
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6576
  • Legal Design, direito como mercadoria

    Priscila Borges
    63-73
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.7033
  • Expressando um cosmograma de conflitos pelo design: um estudo de caso da Wikipédia

    Bolívar Teston de Escobar, Adriano Heemann
    74-91
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6795
  • Estratégias de ensino-aprendizagem para estudantes do curso de Design

    Orcione Aparecida Vieira Pereira, Elizete Oliveira de Andrade
    92-106
    DOI: https://doi.org/10.36704/pendes.v3i1.6972

Projeto de Design