Escolas primárias superiores em Portugal: uma política pública voltada para a formação do trabalhador urbano / Upper primary schools in Portugal: a public policy for the formation of the urban worker
DOI:
https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1784Palavras-chave:
escolas primárias superiores, grêmio dos professores de escolas primárias superiores, jornal O Ensino do Povo (Porto, 1925)Resumo
Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre o processo de criação, instalação e extinção das escolas primárias superiores, em Portugal, durante a Primeira República. As ações do Grêmio dos Professores de Escolas Primárias Superiores pela sobrevivência dessas escolas foram tomadas como ponto de partida da investigação. Tais ações foram divulgadas no jornal O Ensino do Povo, órgão oficial da agremiação. Dada a especificidade desse tipo de fonte, fez-se necessário reconstruir a trajetória legal de tais escolas. Para tal reconstrução, realizou-se um exaustivo levantamento dos diplomas legislativos publicados sobre elas no Diário do Governo. A escrita da história aqui apresentada foi elaborada, de acordo com a expressão utilizada Thompson, no “diálogo com as evidências” encontradas ou produzidas na análise das fontes privilegiadas na pesquisa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.