Escolas primárias superiores em Portugal: uma política pública voltada para a formação do trabalhador urbano / Upper primary schools in Portugal: a public policy for the formation of the urban worker

Autores/as

  • Luiz Carlos Barreira Universidade Católica de Santos

DOI:

https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1784

Palabras clave:

escolas primárias superiores, grêmio dos professores de escolas primárias superiores, jornal O Ensino do Povo (Porto, 1925)

Resumen

Este trabalho apresenta resultados de investigação histórica sobre o processo de criação, instalação e extinção das escolas primárias superiores, em Portugal, durante a Primeira República. As ações do Grêmio dos Professores de Escolas Primárias Superiores pela sobrevivência dessas escolas foram tomadas como ponto de partida da investigação. Tais ações foram divulgadas no jornal O Ensino do Povo, órgão oficial da agremiação. Dada a especificidade desse tipo de fonte, fez-se necessário reconstruir a trajetória legal de tais escolas. Para tal reconstrução, realizou-se um exaustivo levantamento dos diplomas legislativos publicados sobre elas no Diário do Governo. A escrita da história aqui apresentada foi elaborada, de acordo com a expressão utilizada Thompson, no “diálogo com as evidências” encontradas ou produzidas na análise das fontes privilegiadas na pesquisa.

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Biografía del autor/a

Luiz Carlos Barreira, Universidade Católica de Santos

Professor e pesquisador no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade Católica de Santos.

Bacharel e licenciado em História (USP).

Mestre em História e Filosofia da Educação (PUCSP).

Doutor em Filosofia e História da Educação (UNICAMP), com estágio pós-doutoral na Universidade de Lisboa.

Publicado

2020-12-18

Cómo citar

Barreira, L. C. (2020). Escolas primárias superiores em Portugal: uma política pública voltada para a formação do trabalhador urbano / Upper primary schools in Portugal: a public policy for the formation of the urban worker. Educação Em Foco, 20(32), 123–144. https://doi.org/10.24934/eef.v20i32.1784