Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica:
avaliação do conhecimento e de práticas docentes
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5866Palavras-chave:
Educação profissional e tecnológica, Inclusão educacional, Necessidades educacionais especiaisResumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento e as práticas de docentes sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola técnica de Educação Profissional e Tecnológica vinculada à Universidade Federal de Viçosa. Para isso, abordamos os principais marcos políticos da inclusão no Brasil e na instituição pesquisada. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram interpretados pelo método de análise de conteúdo em Bardin. A pesquisa apontou que grande parte dos docentes não possui formação inicial nem continuada sobre inclusão e que mesmo assim recebem discentes com necessidades especiais. Os docentes demonstraram interesse na formação para o atendimento à inclusão e sinalizaram demanda por maior apoio governamental, para a redução das barreiras e maior suporte institucional, com ampliação da atuação do Núcleo de Apoio à Inclusão.
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