Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica:

avaliação do conhecimento e de práticas docentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5866

Palavras-chave:

Educação profissional e tecnológica, Inclusão educacional, Necessidades educacionais especiais

Resumo

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o conhecimento e as práticas de docentes sobre a inclusão de alunos com necessidades educacionais especiais em uma escola técnica de Educação Profissional e Tecnológica vinculada à Universidade Federal de Viçosa. Para isso, abordamos os principais marcos políticos da inclusão no Brasil e na instituição pesquisada. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os instrumentos de coleta de dados utilizados foram questionários e entrevistas semiestruturadas. Os dados coletados foram interpretados pelo método de análise de conteúdo em Bardin. A pesquisa apontou que grande parte dos docentes não possui formação inicial nem continuada sobre inclusão e que mesmo assim recebem discentes com necessidades especiais. Os docentes demonstraram interesse na formação para o atendimento à inclusão e sinalizaram demanda por maior apoio governamental, para a redução das barreiras e maior suporte institucional, com ampliação da atuação do Núcleo de Apoio à Inclusão.

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Biografia do Autor

Vânia Maria Duarte Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduada em Letras pela Faculdade de Pará de Minas(2014), possui especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA pela Campus UFV - Florestal(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial Nossa Senhora da Piedade(1989). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Campus Florestal e cursa o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG.

Matusalém de Brito Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduação em Geografia (Licenciatura) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

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Publicado

30/08/2022

Como Citar

Duarte Gonçalves, V. M., & de Brito Duarte, M. . (2022). Inclusão na Educação Profissional e Tecnológica: : avaliação do conhecimento e de práticas docentes. Educação Em Foco, 25(46), 335–371. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5866