Inclusion in Professional and Technology Education: evaluating teachers’ knowledge and practices

avaliação do conhecimento e de práticas docentes

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5866

Keywords:

Professional and Technology Education, educational inclusion, educational special needs.

Abstract

This paper aims to evaluate teachers’ knowledge and practices regarding inclusion of students with educational special needs at a Professional and Technology Education based technical school affiliated with the Federal University of Viçosa. In order to achieve this we review the main political landmarks of inclusion in Brazil and at the institution under research. Our approach is qualitative and our data was collected by using questionnaires and semi-structured interviews. We then interpreted this according to the content analysis methods in Bardin. Our research indicated that most teachers received no instruction on inclusion in neither their initial formation nor in their continuing education even though they do receive students with educational special needs. The teachers showed interest in The teachers showed interest in inclusion related instruction and a desire for more support from the government, reducing obstacles to inclusion, and more institutional support, growing the action of the Inclusion Support Group.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Vânia Maria Duarte Gonçalves, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Graduada em Letras pela Faculdade de Pará de Minas(2014), possui especialização em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade EJA pela Campus UFV - Florestal(2016) e curso-tecnico-profissionalizante em Técnico em Contabilidade pelo Colégio Comercial Nossa Senhora da Piedade(1989). Atualmente é Técnica em Assuntos Educacionais da Campus Florestal e cursa o Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET MG.

Matusalém de Brito Duarte, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduação em Geografia (Licenciatura) e Mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT e da Educação Profissional Técnica de Nível Médio do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais.

References

ARANHA, M. S. F. Educação inclusiva: transformação social ou retórica?. In: OMOTE, S. Inclusão: intenção e realidade. Marília, SP: Fundepe Publicações, 2004. Disponível em: http://www.aedmoodle.ufpa.br/pluginfile.php/305685/mod_resource/content/0/ModuloI/EI_Transformacao_Social_ou_Retorica_-_Conferencia_Marilia.pdf. Acesso em: 5 mar. 2020.

BLANCO, R. Aprendendo na diversidade: implicações educativas. Mimeo de conferência apresentada em Foz do Iguaçu, 1998.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Presidência da República, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1990. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm. Acesso em: 25 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano Decenal de Educação para Todos. Brasília, DF: MEC, 1993. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/me001523.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Decreto nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999. Regulamenta a Lei no 7.853, de 24 de outubro de 1989, dispõe sobre a Política Nacional para a Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, consolida as normas de proteção, e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 1999. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/D3298.htm. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Aprova o Plano Nacional de Educação e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2001a. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm. Acesso em: 26 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução CNE/CEB nº 02, de 11 de setembro de 2001. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Brasília, DF: CNE/CEB, 2001b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CEB0201.pdf. Acesso em: 22 fev. 2020.

BRASIL. Decreto nº 3.956, de 8 de outubro de 2001. Promulga a Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Pessoas Portadoras de Deficiência. Brasília, DF: Presidência da República, 2001c. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/2001/D3956.htm. Acesso em: 26 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Especial. Declaração de Salamanca: recomendações para a construção de uma escola inclusiva. Brasília, DF: MEC, 2003. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/serie3.pdf. Acesso em: 24 fev. 2020.

BRASIL. Decreto nº 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei nº 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília, DF: Presidência da República, 2005. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5626.htm. Acesso em: 26 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Política Nacional de Educação Especial na

Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília, DF: MEC/SECADI, 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf. Acesso em: 26 fev. 2020.

BRASIL. Decreto nº 6.571, de 17 de setembro de 2008. Dispõe sobre o atendimento educacional especializado, regulamenta o parágrafo único do art. 60 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e acrescenta dispositivo ao Decreto nº 6.253, de 13 de novembro de 2007. Brasília, DF: Presidência da República, 2008b. Disponível em:

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Decreto/D6571.htm. Acesso em: 26 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Marcos Político-Legais da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Secretaria de Educação Especial, 2010.

BRASIL. Decreto nº 7.611, de 17 de novembro de 2011. Dispõe sobre a educação especial, o atendimento educacional especializado e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2011. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2011/decreto/d7611.htm. Acesso em: 28 fev. 2020.

BRASIL. Lei nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação - PNE e dá outras providências. Brasília, DF: Presidência da República, 2014. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm. Acesso em: 2 maio 2020.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF: Presidência da República, 2015. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 28 fev. 2020.

BRASIL. Ministério da Educação. Resumo Técnico Censo da Educação Básica 2019. Brasília, DF: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, 2020. Disponível em: http://portal.inep.gov.br/informacao-da-publicacao/-/asset_publisher/6JYIsGMAMkW1/document/id/6874720. Acesso em: 13 set. 2020.

CARVALHO, R. E. Educação inclusiva: com os pingos nos “is”. 13. ed. Porto Alegre: Mediação, 2019.

CELLARD, A. A análise documental. In. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução Ana Cristina Nasser. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2010. p. 295-316.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução: Joice E. Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FRANCO, M. L. P. B. Análise de Conteúdo. 5. ed. Campinas: Editora Autores Associados, 2018.

GLAT, R. Educação Inclusiva para Alunos com Necessidades Especiais: Processos Educacionais e Diversidade. In: LONGHINI, M. D. (Org.). O uno e o diverso na Educação. Uberlândia: EDUFU, 2011. Disponível em: http://www.eduinclusivapesq-uerj.pro.br/images/pdf/Glat.Eduinclusiva.2011.pdf. Acesso em: 23 fev. 2020.

LOPES, M. C.; RECH, T. L. Inclusão, biopolítica e educação. Educação. Porto Alegre: Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, v. 36, n. 2, p. 210-219, maio/ago. 2013. Disponível em: http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/12942/9452, Acesso em: 25 fev. 2020.

MANTOAN, M. T. E. Inclusão escolar: o que é? por quê? como fazer? 2. ed. São Paulo: Summus, 2015.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, L. A. R. Reflexões sobre a formação de professores com vistas à educação inclusiva. In: O Professor e a Educação Inclusiva: formação, práticas e lugares. Salvador: EDUFBA, 2012. p. 25-38.

MINAYO, C. S. Ciência, técnica e arte: o desafio da pesquisa social. In: Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002. p. 9-29.

MOURA, Dante Henrique. A FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. In Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. [S.l.], v. 1, n. 1, p. 23-38, jul. 2015. ISSN 2447-1801. Disponível em: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/RBEPT/article/view/2863/1004. Acesso em: 16 nov. 2020.

PACHECO, J.; EGGERTSDÓTTIR, R.; MARINÓSSON, G. L. Caminhos para a inclusão: um guia para o aprimoramento da equipe escolar. Tradução Gisele Klein. Porto Alegre: Artmed, 2007.

POUPART, J. A entrevista de tipo qualitativo: considerações epistemológicas, teóricas e metodológicas. In. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Tradução Ana Cristina Nasser. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2012. p. 215-253.

PRIETO, R. G. Atendimento escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: um olhar sobre as políticas públicas de educação no Brasil. In: ARANTES, V. A. (org). Inclusão escolar: pontos e contrapontos. São Paulo: Summus, 2006. p. 31-74.

PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do Trabalho Científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.

RAMOS, I. B. Inclusão na Educação Profissional: uma avaliação a partir da visão dos profissionais e alunos de um campus do IFNMG. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Diamantina, 2016. Disponível em: http://acervo.ufvjm.edu.br/jspui/bitstream/1/1330/1/ismar_batista_ramos.pdf. Acesso em: 13 set. 2020.

RODRIGUES, D. Olhe além: Portugal é um caso de sucesso na educação inclusiva. Entrevista concedida a Beatriz Vichessi. Nova Escola: ed. 319, fev. 2019. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/15215/portugal-e-um-caso-de-sucesso-na-educacao-inclusiva. Acesso em: 2 jun. 2020.

SÁNCHEZ, P. A. A educação inclusiva: um meio de construir escolas para todos no século XXI. Inclusão – Revista da Educação Especial, Brasília, n.1, p. 7-18, out. 2005. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/revistainclusao1.pdf Acesso em: 18 mar. 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Campus UFV – Florestal. Edital do Exame de Seleção 2020 da Central de Ensino e Desenvolvimento Agrário de Florestal (CEDAF). Florestal, MG: UFV, 2019b. Disponível em: http://www.pse.caf.ufv.br/wp-content/uploads/Edital-Exame-de-Sele%C3%A7%C3%A3o-CEDAF-2020.pdf. Acesso em: 23 maio 2020.

UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA. Campus UFV – Florestal. Regimento Interno da Diretoria de Ensino. Florestal, MG: UFV, 2021. Disponível em http://www.soc.ufv.br/wp-content/uploads/SEI_UFV-0384047-Resolu%C3%A7%C3%A3o-01-2021-CONSU.pdf. Acesso em 22 fev. 2021.

Published

2022-08-30

How to Cite

Duarte Gonçalves, V. M., & de Brito Duarte, M. . (2022). Inclusion in Professional and Technology Education: evaluating teachers’ knowledge and practices: avaliação do conhecimento e de práticas docentes. Educação Em Foco, 25(46), 335–371. https://doi.org/10.36704/eef.v25i46.5866