Construção de saberes:

Um estudo sobre a pr´ática docente e a inclusão digital

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5876

Palavras-chave:

Construção de saberes., Formação de professores., Inclusão digital.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como se constroem as relações com o saber entre o jovem professor (em formação inicial) e o professor com mais experiência (em formação continuada) que retorna aos bancos escolares. A pesquisa tem como base teórica os estudos desenvolvidos por Charlot (2000, 2005), Moran (2012), Nóvoa (1999, 2007, 2009), Pimenta (2012, 2014), Tardif (2013), entre outros que pesquisam a formação docente. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa. Os dados foram coletados e analisados a partir da análise de conteúdo de Bardin (2016). O resultado desta investigação apontou para a importância do curso em inclusão digital e revelou o quanto a formação inicial e a continuada podem estar dialogando e propiciando novos saberes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danieli Dias da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Membro do Grupo de Pesquisa GEALE. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e Membro do GP:Discurso Pedagógico. Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Pampa (2014). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão (2013). Professora no município do Capão do Leão/RS. Atualmente Vice-Diretora na E.M.E.F Prof Elmar da Silva Costa. Tem interesse pela área de aquisição de linguagem, processos de alfabetização e formação de professores.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas

icenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação básica e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atuando no PPG Educação e Tecnologia. Atua ainda como Coordenadora Pedagógica e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP.

Referências

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed editora, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FRANCO, M. A. S.; LISITA, V. M. S. S. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. IN: PIMENTA, S. G. FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. – 5º ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11-20. São Paulo, 1999. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002 >. Acesso: 29 jun. 2021.

NÓVOA, A. Os Professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto, 2007.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível em: < https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf >. Acesso em: 29 jun. 2021.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A investigação-ação e a construção de conhecimento profissional relevante. IN: PIMENTA, S. G. FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e a atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F.P. A pesquisa Científica. In: ENGEL, Tatiana G. SILVEIRA; Denise T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Downloads

Publicado

22/12/2022

Como Citar

Dias da Silva, D., & Sauaia Guimarães Rostas, M. H. (2022). Construção de saberes: : Um estudo sobre a pr´ática docente e a inclusão digital . Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5876