UN ESTUDIO SOBRE LA PRÁCTICA DOCENTE: RELACIONES CON EL CONOCIMIENTO ENTRE EL JOVEN DOCENTE Y EL DOCENTE CON MÁS EXPERIENCIA

Um estudo sobre a pr´ática docente e a inclusão digital

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5876

Palabras clave:

Construcción de conocimiento., Formación de profesores., Inclusión digital.

Resumen

Este artículo tiene como objetivo analizar cómo se construyen las relaciones con el conocimiento entre el docente joven (en formación inicial) y el docente con más experiencia (en formación continua) que vuelve a la escuela. La investigación se basa teóricamente en estudios desarrollados por Charlot (2000, 2005), Moran (2012), Nóvoa (1999, 2007, 2009), Pimenta (2012, 2014), Tardif (2013), entre otros que investigan formación de los profesores. La investigación se caracteriza por ser cualitativa. Los datos se recopilaron y analizaron a partir del análisis de contenido de Bardin (2016). El resultado de esta investigación señaló la importancia del curso en inclusión digital y reveló cuánta educación inicial y continua se puede dialogar y aportar nuevos conocimientos.

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Biografía del autor/a

Danieli Dias da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Membro do Grupo de Pesquisa GEALE. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e Membro do GP:Discurso Pedagógico. Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Pampa (2014). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão (2013). Professora no município do Capão do Leão/RS. Atualmente Vice-Diretora na E.M.E.F Prof Elmar da Silva Costa. Tem interesse pela área de aquisição de linguagem, processos de alfabetização e formação de professores.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas

icenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação básica e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atuando no PPG Educação e Tecnologia. Atua ainda como Coordenadora Pedagógica e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP.

Citas

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Publicado

2022-12-22

Cómo citar

Dias da Silva, D., & Sauaia Guimarães Rostas, M. H. (2022). UN ESTUDIO SOBRE LA PRÁCTICA DOCENTE: RELACIONES CON EL CONOCIMIENTO ENTRE EL JOVEN DOCENTE Y EL DOCENTE CON MÁS EXPERIENCIA: Um estudo sobre a pr´ática docente e a inclusão digital . Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5876