A STUDY ON TEACHING PRACTICE: RELATIONS WITH KNOWLEDGE BETWEEN THE YOUNG TEACHER AND THE TEACHER WITH MORE EXPERIENCE

Um estudo sobre a pr´ática docente e a inclusão digital

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5876

Keywords:

Construction of knowledge., Teacher training, Digital inclusion.

Abstract

This article aims to analyze how the relationships with knowledge are built between the young teacher (in initial training) and the teacher with more experience (in continuing education) who returns to school. The research is theoretically based on studies developed by Charlot (2000, 2005), Moran (2012), Nóvoa (1999, 2007, 2009), Pimenta (2012, 2014), Tardif (2013), among others that research teacher training. The research is characterized as qualitative. Data were collected and analyzed from Bardin's (2016) content analysis. The result of this investigation pointed to the importance of the course in digital inclusion and revealed how much initial and continuing education can be dialoguing and providing new knowledge.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Danieli Dias da Silva, Universidade Federal de Pelotas

Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Pelotas e Membro do Grupo de Pesquisa GEALE. Mestre em Educação e Tecnologia pelo Instituto Federal Sul-rio-grandense e Membro do GP:Discurso Pedagógico. Especialista em Metodologias do Ensino de Línguas e Literatura pela Universidade Federal do Pampa (2014). Graduada em Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa - Campus Jaguarão (2013). Professora no município do Capão do Leão/RS. Atualmente Vice-Diretora na E.M.E.F Prof Elmar da Silva Costa. Tem interesse pela área de aquisição de linguagem, processos de alfabetização e formação de professores.

Márcia Helena Sauaia Guimarães Rostas, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas

icenciada em Pedagoga (UFMA), Mestre em Economia (UFPE) e Doutora em Linguística e Lingua Portuguesa (UNESP-Araraquara). Lider do GP Discurso Pedagógico. Desenvolve estudos na área da educação básica e Educação a Distância com ênfase na Educação, Trabalho, Cultura e políticas públicas. Articula seus estudos a partir dos pressupostos do materialismo histórico e dialético com base no pensamento marxista. Professor adjunto do Departamento de Graduação e Pós-Graduação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sul-rio-grandense, campus Pelotas atuando no PPG Educação e Tecnologia. Atua ainda como Coordenadora Pedagógica e Docente na área de Estágio Curricular e Didática na Licenciatura em Computação. Coordena o Curso de Pós-Graduação em Educação, modalidade EaD, no âmbito da Universidade Aberta do Brasil (UAB). Integra o Banco de Avaliadores do INEP.

References

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.

CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artmed editora, 2000.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FRANCO, M. A. S.; LISITA, V. M. S. S. Pesquisa-ação: limites e possibilidades na formação docente. IN: PIMENTA, S. G. FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. – 5º ed. – Campinas, SP: Papirus, 2012.

NÓVOA, A. Os professores na virada do milênio: do excesso dos discursos à pobreza das práticas. Educação e Pesquisa, v. 25, n. 1, p. 11-20. São Paulo, 1999. Disponível em: < https://doi.org/10.1590/S1517-97021999000100002 >. Acesso: 29 jun. 2021.

NÓVOA, A. Os Professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, A. (Org.) Vidas de professores. Porto: Porto, 2007.

NÓVOA, A. Professores: imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009. Disponível em: < https://rosaurasoligo.files.wordpress.com/2017/04/antc3b3nio-nc3b3voa-professores-imagens-do-futuro-presente.pdf >. Acesso em: 29 jun. 2021.

OLIVEIRA-FORMOSINHO, J. A investigação-ação e a construção de conhecimento profissional relevante. IN: PIMENTA, S. G. FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

PIMENTA, S. G. (Org.) Saberes pedagógicos e a atividade docente. São Paulo: Cortez, 2012.

PIMENTA, S. G.; FRANCO, M. A. S. (Orgs.) Pesquisa em educação: Possibilidades investigativas, formativas da pesquisa-ação. Volume 2. 2. Ed. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

SILVEIRA, D. T.; CÓRDOVA, F.P. A pesquisa Científica. In: ENGEL, Tatiana G. SILVEIRA; Denise T. (Orgs.). Métodos de Pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

Published

2022-12-22

How to Cite

Dias da Silva, D., & Sauaia Guimarães Rostas, M. H. (2022). A STUDY ON TEACHING PRACTICE: RELATIONS WITH KNOWLEDGE BETWEEN THE YOUNG TEACHER AND THE TEACHER WITH MORE EXPERIENCE: Um estudo sobre a pr´ática docente e a inclusão digital . Educação Em Foco, 25(47). https://doi.org/10.36704/eef.v25i47.5876