Instrumento transformador ou mero aparato tecnológico?

um estudo sobre uso das tecnologias digitais na sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5889

Palavras-chave:

Docência. Educação. Prática Pedagógica. Tecnologia Educacional.

Resumo

É inegável que as tecnologias estão presentes em todas as esferas da nossa sociedade. Neste contexto, as escolas viram-se quase que obrigadas a compor esse cenário, algo que tem provocado debates e questionamentos. Diante deste quadro, a pesquisa teve como objetivo investigar o uso das tecnologias no ambiente educacional do Ensino Fundamental (2º segmento) em escolas de Itaperuna/RJ analisando como os recursos digitais estão inseridos na prática pedagógica. Para isso, utilizou-se como método a aplicação de questionários com professores de escolas pública e particular para compreender como acontece a mediação das atividades com uso de tecnologia e sua contribuição no processo ensino-aprendizagem. Os resultados apontaram para a utilização ainda limitada da tecnologia, mais como aparato tecnológico do que instrumento transformador. Portanto, a partir da realidade analisada, é importante a reflexão acerca do uso da tecnologia digital no ambiente escolar e como esta pode contribuir com as práticas pedagógicas mais contextualizadas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaís Reis de Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2010), graduação em Letras pelo Centro Universitário Internacional (2020), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2012) e doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM pela Universidade Federal Fluminense (2019). Atualmente é professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação,atuando principalmente nos seguintes temas: grupo escolar, ensino primário, escola, espaço escolar e meio ambiente.

Patrícia de Abreu Monteiro , Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Possui especialização em Docência do Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto Federal Fluminense (2020), em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020), MBA em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2013) e graduação em Letras - Português/Inglês pela Faculdades Integradas Padre Humberto (2005) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia de Campos (2001), estando cursando graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é analista de varejo no SESI - Departamento Regional do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Negócio e Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração

Referências

CGI.BR, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC kids online Brasil 2018 [livro eletrônico]. São Paulo, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação em Pesquisa. São Paulo, v.45, p 1-18, 2019.

KENSKI, V M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.

_____________. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Informática Educativa. Uniandes- Lidi. V. 12, n1, p 35-52, 1999.

MANTOAN, M T E (Org.). Pensando e fazendo educação de qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, R X; FLORES, V F. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 242, p. 112-128, abr. 2015 .

MIZUKAMI, M G N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

SANTOS, V G; ALMEIDA, S E; ZANOTELLO, M. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 99, n. 252, p. 331-349, 2018.

SCHUHMACHER, V R N; ALVES FILHO, J P; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 23, n 3, p. 563-576, julho de 2017.

SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

VERASZTO, E V; MIRANDA, N A; SIMON, F O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com: Revista da Informação e da Comunicação do CETAC. Portugal, v. 1, n. , p.60-85, 2008.

Downloads

Publicado

29/04/2022

Como Citar

Reis de Assis, T., & de Abreu Monteiro Azevedo, P. . (2022). Instrumento transformador ou mero aparato tecnológico? : um estudo sobre uso das tecnologias digitais na sala de aula. Educação Em Foco, 25(45), 260–279. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5889