Instrumento transformador ou mero aparato tecnológico?

um estudo sobre uso das tecnologias digitais na sala de aula

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5889

Palabras clave:

Docência. Educação. Prática Pedagógica. Tecnologia Educacional.

Resumen

Es innegable que las tecnologías están presentes en todos los ámbitos de nuestra sociedad. En este contexto, las escuelas se vieron obligadas a componer este escenario, algo que ha provocado  cuestionamientos. La investigación tuvo como objetivo investigar el uso de tecnologías en el ámbito educativo de en las escuelas del 2º segmento de Itaperuna / RJ, analizando cómo se insertan los recursos digitales en la práctica pedagógica. Para ello, utilizamos como método la aplicación de cuestionarios con profesores de colegios públicos y privados para comprender cómo ocurre la mediación de actividades con el uso de la tecnología y su contribución. Los resultados apuntan a un uso aún limitado de la tecnología, más como aparato tecnológico que como instrumento transformador. Por tanto, a partir de la realidad analizada, es importante reflexionar sobre el uso de la tecnología digital en el ámbito escolar y cómo puede contribuir a prácticas pedagógicas más contextualizadas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Thaís Reis de Assis, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Sudeste de Minas Gerais - Campus Muriaé

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Viçosa (2010), graduação em Letras pelo Centro Universitário Internacional (2020), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Viçosa (2012) e doutorado em ESTUDOS DE LINGUAGEM pela Universidade Federal Fluminense (2019). Atualmente é professora do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação,atuando principalmente nos seguintes temas: grupo escolar, ensino primário, escola, espaço escolar e meio ambiente.

Patrícia de Abreu Monteiro Azevedo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense

Possui especialização em Docência do Século XXI: Educação e Tecnologias Digitais pelo Instituto Federal Fluminense (2020), em Gestão Pública pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2020), MBA em Marketing de Serviços pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (2013) e graduação em Letras - Português/Inglês pela Faculdades Integradas Padre Humberto (2005) e em Comunicação Social - Jornalismo pela Faculdade de Filosofia de Campos (2001), estando cursando graduação em Administração pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é analista de varejo no SESI - Departamento Regional do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Negócio e Comunicação, com ênfase em Jornalismo e Editoração

Citas

CGI.BR, Comitê Gestor da Internet no Brasil. Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR. Pesquisa sobre o uso da internet por crianças e adolescentes no Brasil: TIC kids online Brasil 2018 [livro eletrônico]. São Paulo, 2019.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

HEINSFELD, B. D.; PISCHETOLA, M. O discurso sobre tecnologias nas políticas públicas em educação. Educação em Pesquisa. São Paulo, v.45, p 1-18, 2019.

KENSKI, V M. Educação e Tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Editora Papirus, 2012.

_____________. Novas tecnologias, o redimensionamento do espaço e do tempo e os impactos no trabalho docente. Revista Informática Educativa. Uniandes- Lidi. V. 12, n1, p 35-52, 1999.

MANTOAN, M T E (Org.). Pensando e fazendo educação de qualidade. São Paulo: Moderna, 2001.

MARCONI, Maria de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINS, R X; FLORES, V F. A implantação do Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo): revelações de pesquisas realizadas no Brasil entre 2007 e 2011. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 96, n. 242, p. 112-128, abr. 2015 .

MIZUKAMI, M G N. Ensino: as abordagens do processo. São Paulo: EPU, 1986.

SANTOS, V G; ALMEIDA, S E; ZANOTELLO, M. A sala de aula como um ambiente equipado tecnologicamente: reflexões sobre formação docente, ensino e aprendizagem nas séries iniciais da educação básica. Rev. Bras. Estud. Pedagog., Brasília, v. 99, n. 252, p. 331-349, 2018.

SCHUHMACHER, V R N; ALVES FILHO, J P; SCHUHMACHER, E. As barreiras da prática docente no uso das tecnologias de informação e comunicação. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru, v. 23, n 3, p. 563-576, julho de 2017.

SILVA, M. Sala de aula interativa: educação, comunicação, mídia clássica. 5. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2010.

VERASZTO, E V; MIRANDA, N A; SIMON, F O. Tecnologia: buscando uma definição para o conceito. Prisma.com: Revista da Informação e da Comunicação do CETAC. Portugal, v. 1, n. , p.60-85, 2008.

Publicado

2022-04-29

Cómo citar

Reis de Assis, T., & de Abreu Monteiro Azevedo, P. . (2022). Instrumento transformador ou mero aparato tecnológico? : um estudo sobre uso das tecnologias digitais na sala de aula. Educação Em Foco, 25(45), 260–279. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.5889