Neoliberalismo e Estado avaliador:

considerações sobre seus desdobramentos nas políticas educacionais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5893

Palavras-chave:

Neoliberalismo, Políticas educacionais, Reforma do Estado, Estado Avaliador

Resumo

Neste artigo nos propomos a discutir as orientações para a política de avaliação   implementadas no Brasil a partir do neoliberalismo e da Reforma do Estado iniciada na década de 1990.  Buscamos, com base na revisão de literatura, indicar que a proposição do Estado avaliador é marcada por interesses sociopolíticos articulados a necessidade de superação de um contexto de crise do capital. Indicamos que a Reforma do Estado implementou uma determinada modernização da gestão na perspectiva gerencialista, que resultou na descentralização, na busca da gestão vinculada a resultados e mercantilização das principais áreas sociais, tendo como balizador deste processo as políticas de avaliação em larga escala

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Biografia do Autor

Thays Trindade Maier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda em Educação - no Programa de Pós-graduação em Educação - nível de Mestrado e Doutorado/PPGE, área de concentração em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel-PR. Mestra em Educação - nível de Mestrado/PPGE com Área de Concentração em Sociedade, Estado e Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel-PR (2020). Graduada em de Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel-PR (2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES, atua como pesquisadora principalmente nos temas: Educação, Política Educacional, Políticas de avaliação em larga escala, e Currículo.

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

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Publicado

29/04/2023

Como Citar

Trindade Maier, T., Souza Zanardini, I. M., & Sandri, S. . (2023). Neoliberalismo e Estado avaliador: : considerações sobre seus desdobramentos nas políticas educacionais. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5893