Neoliberalismo e Estado avaliador:

considerações sobre seus desdobramentos nas políticas educacionais

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5893

Keywords:

Neoliberalism, Educational policies; State reform; Evaluating State

Abstract

In this article, we aim to discuss the guidelines of the evaluation policy implemented in Brazil from neoliberalism, and the State reform started in the ’90s.We intend to indicate, based on a literature review, that the proposition of the evaluating State is marked by socio-political interests articulated with the need to overcome the context of capital crisis. We indicate that the State reform implemented a management modernization, which resulted in decentralization, in the search for management linked to results and the commercialization of the main social areas, with the evaluation policies on a large scale as the basis of this process.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Thays Trindade Maier, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Doutoranda em Educação - no Programa de Pós-graduação em Educação - nível de Mestrado e Doutorado/PPGE, área de concentração em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel-PR. Mestra em Educação - nível de Mestrado/PPGE com Área de Concentração em Sociedade, Estado e Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel-PR (2020). Graduada em de Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE, campus de Cascavel-PR (2018). Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política Educacional e Social – GEPPES, atua como pesquisadora principalmente nos temas: Educação, Política Educacional, Políticas de avaliação em larga escala, e Currículo.

Isaura Monica Souza Zanardini, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação pela UNICAMP, Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá - UEM, Especialista em Fundamentos da Educação e Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Simone Sandri, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná – UFPR. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE

References

AFONSO, ALMERINDO JANELA. Mudanças no Estado-avaliador: comparativismo internacional e teoria da modernização revisitada. Revista Brasileira de Educação, v. 18 n. 53 abr.-jun. 2013.

Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n53/02.pdf. Acesso em 24 de agosto de 2019.

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial – out. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 24 de agosto de 2019.

ALVES, Giovanni. Dimensões da Reestruturação Produtiva: ensaios de sociologia do trabalho / Giovanni Alves. 2 ed. Londrina: Práxis; Bauru: Canal 6, 2007.

ANDERSON, Perry. Pós-neoliberalismo: As políticas sociais e o Estado Democrático: Balanço do neoliberalismo. (Org.). Emir Sader, Pablo Gentili. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

BARROSO, João. O Estado, a educação e a regulação das políticas públicas. Educ. Soc., Campinas, vol. 26, n. 92, p. 725-751, Especial – out. 2005. Disponível em: http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em 24 de agosto de 2019.

BATISTA, P. N. O consenso de Washington: a visão neoliberal dos problemas latino-americanos. 2 ed. São Paulo: Peres, 1994. 55 p.

BRANCO, Rodrigo Castelo. O novo desenvolvimentismo e a decadência ideológica do estruturalismo latino‑americano. Revista Oikos. Rio de Janeiro, v. 8, n. 1, p. 71‑91, 2009.

DEITOS, Roberto Antonio. A Função Social da Escola: das políticas públicas às práticas pedagógicas: Estado, Organismos Internacionais e Políticas Sociais no Brasil. (Org.). Marta Chaves; Ruth Izumi Setoguti; Maria Eunice França Volsi. Maringá-PR, Eduem, 2011. 236 p.

FALEIROS, Vicente de Paula. O que é política social. 5 ed. São Paulo: Brasiliense, 1991.

FALEIROS, Vicente de Paula. A política social do Estado Capitalista: as funções da previdência e assistência sociais. 12 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

FIORI, José Luís. Neoliberalismo e políticas públicas. In: FIORI, José Luís. Os moedeiros falsos. Petrópolis-RJ: Vozes, 1997.

MARE. Câmara da Reforma do Estado. Plano Diretor da Reforma do Aparelho do Estado. Brasília: DF, 1995. Disponível em:

http://www.bresserpereira.org.br/documents/mare/planodiretor/planodiretor.pdf. Acesso em: 20 fev. 2018.

MÉSZÁROS, István. O Desafio e o Fardo do Tempo Histórico. São Paulo: Boitempo, 2007.

PETRAS, James. Os fundamentos do neoliberalismo. In: RAMPINELLI, Waldir José; OURIQUES, Nildo Domingos. No fio da navalha: crítica das reformas neoliberais de FHC. São Paulo: Xamã, pp. 15-38, 1997.

RAMOS, Marise Nogueira. A pedagogia das competências: autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez. 2001.

SOUZA S. Z. L; OLIVEIRA, R. P. de. Políticas de avaliação da educação e quase mercado no Brasil. Revista Educação e Sociedade. São Paulo: Cortez, Campinas: CEDES vol. 24, n. 84, 2003.

XAVIER, Maria Elizabete Sampaio Prado e DEITOS, Roberto Antonio. Estado e política educacional no Brasil. In: DEITOS, Roberto Antonio e RODRIGUES, Rosa Maria (Orgs.). Estado, desenvolvimento, democracia & políticas sociais. 1 ed. Cascavel-PR: Edunioeste. 2006.

ZANARDINI, João Batista. Ontologia e Avaliação da Educação Básica no Brasil (1990-2007). 2008. 208 f. Tese (Doutorado) - Curso de PPGE, Universidade Federal de Santa Catarina. Orientadora (Olinda Evangelista). Florianópolis-SC, 2008.

Published

2023-04-29

How to Cite

Trindade Maier, T., Souza Zanardini, I. M., & Sandri, S. . (2023). Neoliberalismo e Estado avaliador: : considerações sobre seus desdobramentos nas políticas educacionais. Educação Em Foco, 26(48). https://doi.org/10.36704/eef.v26i48.5893