Os instrumentos científicos e os manuais no ensino industrial na cidade do Porto (Portugal) na segunda metade do século XIX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6053

Palavras-chave:

Didática. Ensino industrial. Práticas educativas. Manuais.

Resumo

Com a criação do ensino industrial em Portugal em 1852, iniciou-se uma nova era na formação de uma mão de obra especializada.

Sendo um ensino predominantemente prático, implicou a aquisição de instrumentos científicos em França, Inglaterra e Alemanha, para equipar os estabelecimentos auxiliares de ensino, e um elevado número de manuais em língua francesa, escolhidos pelos docentes das respetivas cadeiras.

Há um grande interesse pela produção científica e editorial desenvolvida em França, mas os editores franceses do século XIX também traduziam profusamente obras estrangeiras, resultando daí uma ampla divulgação científica através de monografias mais económicas e de fácil aquisição.

A análise destes conteúdos de uma forma transversal, permite-nos conhecer mais profundamente as práticas educativas, assim como possíveis influências nos métodos didáticos adotados no Porto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patrícia Carla Costa, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal)

Doutoramento em Geologia - História e Metodologia em Ciências Geológicas, Universidade de Coimbra (UC/PT)). Mestrado em Museologia, Universidade do Porto (U. Porto). Ciências Históricas - Ramo Património, Universidade Portucalense Infante Dom Henrique (Porto/PT). Docente universitária do Politécnico do Porto, Instituto Superior de Engenharia do Porto (Portugal). Investigadora integrada do Instituto de História Contemporânea, FCSH, Grupo de investigação - Economia, Sociedade, Património e Inovação. Professora   afiliada   do Departamento   de   Ciências   e Técnicas do Património, Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Coorientação de Mestrados e Doutoramentos e apoio à atividade letiva.

Luís Alberto Alves, Faculdade de Letras da Universidade do Porto / CITCEM (Portugal)

Licenciatura em História (1979), Doutoramento em História Moderna e Contemporânea. Faculdade de Letras da Universidade do Porto (FLUP - PT), em 1999, agregação em 2007. Docente de História Contemporânea de Portugal, História da Educação e Didática da História no Departamento de História e de Estudos Políticos e Internacionais. Investigador do CITCEM- Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Presidente do Departamento de História (2003); Vogal do Conselho Diretivo da FLUP (2007-2010). Presidente do Conselho Pedagógico (desde 05-06-2015). Diretor do Mestrado em Ensino de História (3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário) até outubro de 2019. Áreas de investigação: História Contemporânea de Portugal, História da Educação, Didática da História e Educação Histórica.

Referências

ALVES, Luís Alberto ISEP 150 Anos, Memoria e Identidade. Porto: Instituto Superior de Engenharia do Porto, Edições Gémeo, 2005.

ALVES, Luís Alberto O Porto no Arranque de Ensino Industrial (1851-1910). Santa Maria da Feira: Edições Afrontamento, 2003.

Ata do Conselho de Escolar da sessão de 30 de julho de 1874.

Ata do Conselho Escolar da sessão de 30 de maio de 1908.

Ata do Conselho Escolar da sessão de 9 de junho de 1927.

Ata do Conselho Escolar sessão ordinária de 2 de agosto de 1928.

Colecção Official da Legislação Portuguesa, Lisboa, Decreto de 30 de agosto de 1852.

Colecção Official da Legislação Portuguesa, Lisboa, Decreto de 20 de dezembro de 1864.

COSTA, Mário Alberto Nunes O ensino Industrial em Portugal de 1852 a 1900. Lisboa: s/ed., 1990.

COSTA, Patrícia et al. O Museu do Instituto Superior de Engenharia do Porto: o ensino industrial e o saber fazer. Colecções Científicas Luso-Brasileiras: “Patrimônio a ser Descoberto" Publicado por Museu de Astronomia e Ciências Afins, Rio de Janeiro, Granato, Marcus; Lourenço, Marta C. (Coord.), 2010.

COSTA, Patrícia; Brandão, José Manuel; Chaminé, Helder I. e Callapez, Pedro Miguel. A colecção de arte de minas e metalurgia no Instituto Superior de Engenharia (Politécnico do Porto): breve apontamento sobre a sua importância no ensino experimental. Coleções e museus de Geologia: missão e gestão, ed. José Manuel Brandão, Pedro Miguel Callapez, Octávio Mateus e Paulo Castro. Coimbra: Museu Mineralógico e Geológico da Universidade de Coimbra (MMGUC) e Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência, 2010.

COSTA, Patrícia; Chaminé, Helder I. e Callapez, Pedro Miguel The role of Theodor Gerdorf, Friedrich Krantz and Émile Deyrolle in the collections of mining, metallurgy, mineralogy and paleontology from the School of Engineering (ISEP) of the Porto Polytechnic, Portugal. The Circulation of Science and Technology: Proceedings of the 4th International Conference of the ESHS, ed. A. Roca‐Rosell. Barcelona: SCHCT‐IEC, 2012.

FERREIRA, Martim Portugal Vasconcelos 200 anos de Mineralogia e Artes de Minas: desde a Faculdade de Filosofia (1772) até à Faculdade de Ciências e Tecnologia (1972). Coimbra: Faculdade de Ciências e Tecnologia, 1998.

Livro de termos de Posse dos professores e mais empregados do Instituto Industrial e Comercial do Porto, 1925.

MÓNICA, Maria Filomena Fontes Pereira de Melo, uma biografia. Lisboa: Alêtheia Editores, 2009.

Downloads

Publicado

29/12/2021

Como Citar

Costa, P., & Alves, L. A. M. (2021). Os instrumentos científicos e os manuais no ensino industrial na cidade do Porto (Portugal) na segunda metade do século XIX. Educação Em Foco, 24(44), 135–166. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6053