Os instrumentos científicos e os manuais no ensino industrial na cidade do Porto (Portugal) na segunda metade do século XIX
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6053Palavras-chave:
Didática. Ensino industrial. Práticas educativas. Manuais.Resumo
Com a criação do ensino industrial em Portugal em 1852, iniciou-se uma nova era na formação de uma mão de obra especializada.
Sendo um ensino predominantemente prático, implicou a aquisição de instrumentos científicos em França, Inglaterra e Alemanha, para equipar os estabelecimentos auxiliares de ensino, e um elevado número de manuais em língua francesa, escolhidos pelos docentes das respetivas cadeiras.
Há um grande interesse pela produção científica e editorial desenvolvida em França, mas os editores franceses do século XIX também traduziam profusamente obras estrangeiras, resultando daí uma ampla divulgação científica através de monografias mais económicas e de fácil aquisição.
A análise destes conteúdos de uma forma transversal, permite-nos conhecer mais profundamente as práticas educativas, assim como possíveis influências nos métodos didáticos adotados no Porto.
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