La escuela y la estudiante:

educación profesional femenina para superar problemas sociales, Belo Horizonte, 1920–50

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6067

Palabras clave:

Escuela profesional para mujeres, higienismo, historia de la educación

Resumen

Este estudio sobre a la Escuela Profesional Femenina intenta situarla en medio de problemas contextuales que motivaron su existencia y que ayudó a resolver (demandas escolares en ciudad Belo Horizonte en los años 1920 hasta los años 1950). Esto trabajo cita el caso de una ex alumna (sus problemas de vida y los que logró resolver como profesional formada por dicha escuela) como ejemplo de los efectos de la escuela en la vida de sus estudiantes. El estudio tuvo como objetivo comprender la historia de la educación profesional de acuerdo con sus desarrollos en una institución y en la vida de una ex alumna y sus problemas enfrentados para vivir en la capital de Minas Gerais. Se utilizaron fuentes impresas y manuscritas e relatos orales. Los resultados apuntan a la educación profesional como un objeto de estudio valioso para la historia de la educación porque abre perspectivas de comprensión más palpables que en la educación general, así como se relacionan con problemas sociales como la miseria y el higienismo, temas convergentes para la escuela (pública).

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Biografía del autor/a

Betânia de Oliveira Laterza Ribeiro, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade de Uberaba (1983), foi a primeira discente do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia a defender o Mestrado em Educação no (1992) na UFU. Possui doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1997). Pós-Doutorado em Psiquiatria, Neurologia e Psicologia Médica (2000). É professora de História da Educação e Política e Gestão da Educação da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), na qual é membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografias da Educação (NEPHE).

José Carlos Souza Araújo, Universidade de Uberaba (UNIUBE)

Licenciado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, cursou Filosofia pelo Instituto Estigmatino de Campinas, e é bacharel em Teologia pela Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, São Paulo, SP. Mestre em História Social pela Universidade de São Paulo (USP), e Doutor em Educação na área de Filosofia e História da Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), através da tese intitulada "Filosofia da Educação e Realidade Brasileira no Pensamento Pedagógico Marxista". Atua como professor e pesquisador com ênfase na área da Filosofia e História da Educação, alem das áreas da Pedagogia e da Didática. É membro-fundador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em História e Historiografia da Educação da Universidade Federal de Uberlândia, desde a sua emergência em setembro de 1990, quando se ampliou o grupo de pesquisa "História, Sociedade e Educação no Brasil" (Histedbr). É membro da Sociedade Brasileira de História da Educação desde a sua fundação em 2000, da qual foi Diretor Regional do Sudeste entre 2003 e 2007. Atualmente, está vinculado, como colaborador, ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, da qual é Professor Titular.

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■ Fontes orais

CAETANO, Maria Celme Ribeiro. Belo Horizonte, MG. Arquivo de mp3 63 minutos). Entrevista concedida a Betânia Laterza Ribeiro na residência da entrevistada.

Publicado

2021-12-29

Cómo citar

de Oliveira Laterza Ribeiro, B., & Souza Araújo, J. C. . (2021). La escuela y la estudiante: : educación profesional femenina para superar problemas sociales, Belo Horizonte, 1920–50. Educação Em Foco, 24(44), 80–107. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6067