Os profissionais norte-americanos e a organização do ensino industrial brasileiro (1946-1962)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6121

Palavras-chave:

Ensino Industrial, Estados Unidos da América, Guerra Fria

Resumo

O presente estudo objetiva analisar o perfil dos profissionais norte-americanos que representaram os Estados Unidos da América em viagens com destino ao Brasil, a fim de contribuir na organização do ensino industrial brasileiro no contexto da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), a qual desenvolveu as suas atividades de 1946 a 1962. Nessa perspectiva, propôs-se construir o perfil profissional desses funcionários a partir do método da prosopografia utilizando-se como fontes de pesquisa os Boletins da CBAI, órgão divulgador e informativo da Comissão. Como resultado, percebeu-se que o perfil dos funcionários que chefiaram a atuação norte-americana na CBAI, era de homens com formação em ensino superior, experiência no ensino industrial e na indústria e que havia a circulação desses funcionários por diferentes países e continentes, demarcando, com isso, a presença e influência norte-americana no contexto da Guerra Fria a partir da articulação no ensino profissional.

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Biografia do Autor

Ísis de Freitas Campos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em História e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Francisca Leidiana de Souza, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte

Doutoranda em Educação Profisisonal pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. Mestre em Enisno e Graduada em Turismo pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

Olívia Morais de Medeiros Neta, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Possui doutorado em Educação, mestrado em História e graduação em História (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. É professora do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte e atua como professora-orientadora no Programa de Pós-Graduação em Educação (UFRN) e no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). É defensora da escola pública e sócia da ANPUH, da SBHE e da ANPED. Editora da Revista Brasileira de Educação Profissional e Tecnológica (ISSN 1983-0408) e History of Education in Latin America - HistELA (ISSN 2596-0113). Tem experiência na área de Educação e História, com ênfase em história da educação, história e espaços, teoria e metodologia, historiografia e educação profissional.

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Publicado

29/12/2021

Como Citar

Campos, Ísis de F. ., Souza, F. L. de ., & Medeiros Neta, O. M. de. (2021). Os profissionais norte-americanos e a organização do ensino industrial brasileiro (1946-1962). Educação Em Foco, 24(44), 59–79. https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6121