Os profissionais norte-americanos e a organização do ensino industrial brasileiro (1946-1962)
DOI:
https://doi.org/10.36704/eef.v24i44.6121Palavras-chave:
Ensino Industrial, Estados Unidos da América, Guerra FriaResumo
O presente estudo objetiva analisar o perfil dos profissionais norte-americanos que representaram os Estados Unidos da América em viagens com destino ao Brasil, a fim de contribuir na organização do ensino industrial brasileiro no contexto da Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial (CBAI), a qual desenvolveu as suas atividades de 1946 a 1962. Nessa perspectiva, propôs-se construir o perfil profissional desses funcionários a partir do método da prosopografia utilizando-se como fontes de pesquisa os Boletins da CBAI, órgão divulgador e informativo da Comissão. Como resultado, percebeu-se que o perfil dos funcionários que chefiaram a atuação norte-americana na CBAI, era de homens com formação em ensino superior, experiência no ensino industrial e na indústria e que havia a circulação desses funcionários por diferentes países e continentes, demarcando, com isso, a presença e influência norte-americana no contexto da Guerra Fria a partir da articulação no ensino profissional.
Downloads
Referências
AMORIM, M. L. Da Escola Técnica de Curitiba à Escola Técnica Federal do Paraná: projeto de formação de uma aristocracia do trabalho (1942-1963). 2004. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo: São Paulo.
ALBUQUERQUE, A. B. Coreia do Sul e Taiwan: Uma história comparada do pós-guerra. In: XII CONGRESSO BRASILEIRO DE HISTÓRIA ECONÔMICA & 13ª CONFERÊNCIA INTERNACIONAL DE HISTÓRIA DE EMPRESAS, 2017, Niterói. Anais…, Niterói, 2017. p. 28-30. Disponível em: http://www.abphe.org.br/uploads/ABPHE%202017/7%20Coreia%20do%20Sul%20e%20Taiwan.pdf. Acesso em: 15 de jul. 2021.
BOLETIM DA CBAI. Curitiba: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1958-1961. n. 1, 1960.
BOLETIM DA CBAI. Curitiba: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1958-1961. n. 2, 1960.
BOLETIM DA CBAI. Curitiba: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1958-1961. n. 2, 1958.
BOLETIM DA CBAI. Curitiba: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1958-1961. n. 2, 1959.
BOLETIM DA CBAI. Curitiba: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1958-1961. n. 3, 1958.
BOLETIM DA CBAI. Curitiba: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1958-1961. n. 6, 1959.
BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 2, 1956.
BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 3, 1947.
BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 5, 1947.
BOLETIM, DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n, 1, 1948.
BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 6, 1948.
BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 7, 1947.
BOLETIM DA CBAI. Rio de Janeiro: Comissão Brasileiro-Americana de Educação Industrial, 1947-1957, n. 7, 1948.
CIAVATTA, M. Mediações históricas de trabalho e educação: gênese e disputas na formação dos trabalhadores. Rio de Janeiro: Lamparina, 2009. p. 1930-60.
FALCÃO, L. Q; CUNHA, L. A. Ideologia, política e educação: a CBAI (1946/1962). Revista Contemporânea de Educação, v. 4, n. 7, p. 149-176, 2009.
FONSECA, C. S. História do ensino industrial no Brasil. 1º. Vol. Rio de Janeiro, RJ: ETN, 1961.
FUSER, I. O petróleo e o envolvimento militar dos Estados Unidos no Golfo Pérsico (1945-2003). Dissertação de mestrado em Relações Internacionais, apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais “Santiago Dantas”, da Unesp, Unicamp e PUC-SP, São Paulo, 2005.
MASSIERE, M. A.; LIMA, C. M. Dos escombros à liderança: A reconstrução alemã no pós-guerra e suas bases econômicas para as décadas seguintes. Revista Neiba: Cadernos Argentina-Brasil, v. 7, n. 1, p. 1-10, 2018.
MEDEIROS NETA, O. M.; CIAVATTA, Maria. Fontes para a história da educação profissional: boletim da CBAI [recurso eletrônico]. João Pessoa: Ideia, 2020.
MUELLER, R. R. A Relação Histórica Entre Trabalho e Educação: O Caso do Training Within Industry (TWI) e a Reestruturação Produtiva. Diálogos-Revista do Departamento de História e do Programa de Pós-Graduação em História, v. 16, n. 1, p. 257-280, 2012.
NOVAES, B. W. D. O ensino da matemática nas Escolas Técnicas Federais: a influência da CBAI (Comissão Brasileiro-Americana de Ensino Industrial) na formação docente. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2018, Campo Grande, Anais…, Campo Grande, 2028. Disponível em: https://periodicos.ufms.br/index.php/ENAPHEM/article/view/7942/5662. Acesso em: 23 de jul. 2021.
PERES, E. A série de livros de leitura para a América Latina no contexto da política do Institute of Inter-american Affairs (USA). Revista de História da Educação, v. 24, n. e93692, p. 1-32, 2020. Disponível : file:///C:/Users/leidy/Downloads/93692-408011-1-PB.pdf. Acesso em: 11 de jul. 2021.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.