As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial

breve análise de pesquisas

Autores

  • Fernanda Franco Santos Universidade Federal de Ouro Preto
  • Célia Maria Fernandes Nunes Universidade Federal de Ouro Preto
  • Valdete Aparecida Fernandes Moutinho Gomes Universidade Federal de Ouro Preto

DOI:

https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407

Palavras-chave:

Atividades de magistério. Docência. Formação de professores. Problemática do magistério. Regime de trabalho docente.

Resumo

Esse artigo objetiva discutir as condições de trabalho dos professores da educação básica no Brasil, no ensino remoto emergencial adotado durante a pandemia do covid-19, a partir de pesquisas sobre a temática. Foi utilizada uma metodologia qualitativa de cunho bibliográfico e de caráter analítico. Como fonte de dados, recorreu-se à análise das pesquisas: “Trabalho docente em tempos de pandemia”, realizada em 2020, pelo Grupo de Estudos sobre Política Educacional e Trabalho Docente e “Educação escolar em tempos de pandemia”, desenvolvida nesse mesmo ano pela Fundação Carlos Chagas. A partir do diálogo entre esses dados, analisam-se aspectos das condições de trabalho, especialmente, a intensificação e a precarização que foram agravadas durante o ensino remoto emergencial. Esse cenário aponta para a necessidade de políticas de valorização docente, as quais serão ainda mais prementes no contexto pós-pandemia.

 

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Biografia do Autor

Fernanda Franco Santos, Universidade Federal de Ouro Preto

Graduanda em Pedagogia pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017-2022). Atuou no PET (Programa de Educação Tutorial) de Pedagogia (2018 - 2021). Pesquisa questões referentes às condições de trabalho dos professores da educação básica.

Célia Maria Fernandes Nunes, Universidade Federal de Ouro Preto

Professora Titular Emérita da Universidade Federal de Ouro Preto. Professora e pesquisadora junto ao PPGE/UFOP e PPGEM/UFOP.

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Publicado

29/04/2022

Como Citar

Franco Santos, F. ., Maria Fernandes Nunes, C., & Aparecida Fernandes Moutinho Gomes, V. (2022). As condições de trabalho dos professores da educação básica no ensino remoto emergencial: breve análise de pesquisas. Educação Em Foco, 25(45), 31–51. https://doi.org/10.36704/eef.v25i45.6407